Vândalos picham armazém histórico tombado em Santa Teresa

Episódio aconteceu na madrugada da última quinta-feira (22/03) e revoltou o proprietário do imóvel

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Armazém São Joaquim é pichado em Santa Teresa (Foto: Reprodução Redes Sociais)

O Armazém São Joaquim, localizado em Santa Teresa, na região Central do Rio, teve a fachada pichada na madrugada da última sexta-feira (22/03). As câmeras de segurança do local flagraram a ação dos vândalos. O imóvel histórico, construído em 1864, fica localizado no número 470 da Rua Almirante Alexandrino, e hoje funciona como bar, restaurante, café e pousada. Além de ter sido totalmente reformado em 2020, o espaço é tombado pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH).

Proprietário do Armazém São Joaquim, o empresário argentino Patricio Goychoa, que vive no Brasil há 20 anos, mostrou sua indignação com a depredação do estabelecimento e denunciou que tem sido hostilizado por um pequeno grupo de pessoas que teriam ficado insatisfeitas com a remoção de uma banca de jornal irregular que funcionava naquele trecho.

Desde que abri o armazém tenho sofrido agressão. Eles acham que Santa Teresa é só deles. Não tenho problema com ninguém. Tenho uma vida de trabalho no Brasil. A única culpa que eu tenho é de ter investido na revitalização de um prédio histórico do bairro”, disse Goychoa.

Vale destacar que destruir ou danificar o patrimônio público (incluindo pichação) é crime e está previsto no artigo 163 do Código Penal. Quando há vandalismo, os órgãos de segurança são acionados para registrar o boletim de ocorrência e adotar as medidas necessárias, entre elas, a prisão do infrator.

O novo Armazém São Joaquim

O Armazém São Joaquim, conta com uma localização privilegiada, no coração de Santa Teresa, mais precisamente no Largo do Guimarães. O casarão de dois andares, que chama atenção de longe pelas cores amarelo e vermelho, é um dos mais famosos sobrados da região, e fica bem em frente ao ponto do bondinho de Santa Teresa.

Veja o antes e depois da reforma do local, promovida em 2020

Vandalismo no Centro do Rio

Diariamente o DIÁRIO DO RIO noticia casos de vandalismo em Santa Teresa. O bairro sofre com diversas modalidades do crime, mas uma que tem apavorado os moradores e comerciantes, é o furto de cabos, que tem deixado a população sem luz por diversas horas, às vezes, por dias.

Outro episódio emblemático na região, foi o de uma histórica Balaustrada, localizada próxima ao Largo dos Guimarães, que foi danificada durante o Carnaval do ano passado. A peça quebrada é do início do século XX, de ferro fundido, e foi restaurada em 2016.

Uma das áreas que também sofre é o bairro vizinho da Glória, que constantemente é alvo de depredação. Um dos símbolos da região, o Chafariz da Glória é um dos alvos preferidos dos criminosos, Além disso, o equipamento ainda convive com o abandono do poder público. 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Vândalos picham armazém histórico tombado em Santa Teresa
lapa dos mercadores 2024 Vândalos picham armazém histórico tombado em Santa Teresa

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui