Uma denúncia do RJTV, na TV Globo, mostrou que vans irregularidades rodam pelas zonas Oeste e Norte do Rio anunciando que aceitam dinheiro e RioCard, mesmo sendo proibido o uso do equipamento por quem não tem permissão. A situação foi registrada nos bairros de Coelho Neto, Bangu, Padre Miguel, Santa Cruz e Campo Grande.
Algumas vans não têm identificação nenhuma e mesmo assim possuem a máquina de validar cartão. Para fugir da fiscalização, alguns cobrem com panos, sacos ou colocam em uma posição onde só o motorista alcança.
As máquinas de RioCard só são fornecidas para motoristas cadastrados pela prefeitura, que são chamados de permissionários. Segundo os próprios donos de vans, os motoristas irregulares alugam os equipamentos para trabalhar.
A cidade do Rio tem, oficialmente, 2,7 mil vans cadastradas, mas, segundo o sindicato que representa empresas de ônibus, para cada van legal há cinco ilegais.
O secretário de Ordem Pública afirma que a prefeitura recolheu 1,2 mil vans irregulares no último ano. A Polícia Civil afirmou que investigações estão em andamento na delegacia de Realengo e que apura a relação de organizações criminosas com o transporte clandestino de passageiros.