Varíola dos Macacos: RJ confirma primeira morte pela doença no estado

A vítima tinha 33 anos e o óbito ocorreu em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense; SES-RJ informa que o Rio já tem mais de 600 casos confirmados da varíola

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Grátis para uso comercial - Foto: fernando zhiminaicela por Pixabay

Na última segunda-feira, (29/08), foi confirmado o primeiro óbito no Rio de Janeiro provocado pela Varíola dos Macacos. Alexandre Chieppe, secretário estadual de Saúde, confirmou que a morte ocorreu em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. A vítima é um homem de 33 anos.

O paciente estava internado no Hospital Ferreira Machado e de acordo com a Secretaria de Saúde do município, ele apresentava baixa imunidade e comorbidades, que agravaram o quadro. A Secretaria de Saúde de Campos está monitorando as pessoas que tiveram contato com o paciente. Nenhum apresentou sinais e sintomas de infecção pelo vírus.

Ainda na segunda-feira, (29/08), a SES-RJ informa que o RJ tem 611 casos confirmados de Varíola dos Macacos e 61 prováveis foram registrados. Outros 474 casos suspeitos seguem em investigação e 751 foram descartados.

Vale relembrar

Advertisement

Na quinta-feira, (25/08), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a liberação do uso do remédio Tecovirimat e das vacinas Jynneos e Imvanez contra a Varíola dos Macacos no Brasil. Até o momento não se tem informação de como esse remédio e vacinas serão utilizados.

Lembre-se que para se proteger da contaminação é ideal a higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel. No geral, a varíola dos macacos pode ser transmitida pelo contato com gotículas exaladas por alguém infectado (humano ou animal) ou pelo contato com as lesões na pele causadas pela doença ou por materiais contaminados, como roupas e lençóis, informa o Butantan.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Varíola dos Macacos: RJ confirma primeira morte pela doença no estado
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui