Vencedores da 2ª Olimpíada Carioca de Matemática são premiados com notebooks e viagem à Disney e à Nasa

A edição, realizada ao longo de 2022, contou com a participação de mais de 400 mil estudantes da rede pública

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Marcos de Paula/Prefeitura do Rio

O prefeito Eduardo Paes e o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, premiaram, nesta terça-feira (07/03), os alunos com os melhores resultados na 2ª Olimpíada Carioca de Matemática (OCM) com notebooks e uma viagem de exploração científica à Disney e à Nasa.

A edição, realizada ao longo de 2022, contou com a participação de mais de 400 mil estudantes da rede, recorde absoluto, com o dobro de inscritos em relação à primeira.  

Quero dar os parabéns aos que subiram no palco e que representam todos que toparam entrar nessa disputa saudável e também todos que ganharam. O mais importante é que a gente consiga transmitir para nossas crianças que vale o esforço de enfrentar os desafios. Eu quero que as crianças da rede pública, e seus pais, entendam que vale a pena tentar. Nem todo mundo vai ganhar a medalha de ouro, mas mesmo que você não seja vitorioso, que não conquiste a viagem à Disney, você estará se qualificando para outras missões que a vida reserva. Forçamos a matemática porque no mundo de hoje o que vale são essas disciplinas ligadas à matemática, engenharia, tecnologia, com as novas carreiras que estão surgindo. Muito bom reconhecer o esforço de todos vocês“, afirmou Paes.

A iniciativa, além de pioneira entre as redes públicas de ensino no Brasil, reforça o engajamento dos estudantes na aprendizagem da matemática, cuja melhoria dos resultados é um dos objetivos centrais da Secretaria de Educação.

Advertisement

“Hoje é um dia muito especial porque estamos premiando os nossos alunos. Queremos passar uma mensagem muito clara: estudar vale a pena. Eu sou fruto da Olimpíada de Matemática e tive minha vida transformada pela educação. E é muito simbólico já termos a OCM sendo a segunda maior Olimpíada acadêmica do país, ficando atrás apenas da Olimpíada nacional, inspiração para a criação da nossa“, disse Renan Ferreirinha.

Os cinco primeiros alunos e as cinco primeiras alunas, do 2º ao 5º ano, foram premiados com notebooks. Já os cinco primeiros alunos e as cinco primeiras alunas do 6º ao 9º ano, Carioca I e II, e Projeto Travessia, ganharam, além do notebook, uma viagem de exploração científica à Disney e à Nasa. Também foram distribuídas medalhas de ouro, prata e bronze e menção honrosa para os participantes.

Professores e diretores das escolas em que os estudantes tiveram melhor desempenho receberam certificados e outras premiações. Os alunos foram selecionados após duas provas de múltipla escolha, elaboradas em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

Sobre a Olimpíada Carioca de Matemática

A OCM é uma realização da Secretaria Municipal de Educação em parceria com o IMPA. O propósito da Olimpíada é estimular a aprendizagem em matemática, engajar e identificar talentos e, também, oferecer uma competição saudável para os estudantes da rede.

A OCM é voltada para todos os alunos matriculados na rede que estão cursando do 2º ao 9º ano, Carioca I Ano 2, Carioca II, e Acelera Carioca I. A 1ª OCM 2021 contou com a participação de 200 mil alunos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Vencedores da 2ª Olimpíada Carioca de Matemática são premiados com notebooks e viagem à Disney e à Nasa
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui