Vereadores do Rio e representantes da Light se reúnem para debater melhorias nos serviços prestados pela empresa

Entre outras demandas, parlamentares cobraram da concessionária um plano de ação para o verão, estação mais quente do ano e com maior uso de equipamentos gastadores de energia

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Reunião entre vereadores e representantes da Light na Câmara Municipal do Rio de Janeiro - Foto: Divulgação

Na última terça-feira (19/12), vereadores do Rio de Janeiro se reuniram com representantes da Light, concessionária responsável pelos serviços de energia elétrica na capital fluminense, para apresentar demandas recebidas por seus respectivos gabinetes e buscar soluções em conjunto.

Questionado sobre a existência de um plano especial para o verão, estação em que aumenta a demanda por energia por causa do maior uso de equipamentos como aparelhos de ar-condicionado, o superintendente institucional da companhia, Daniel Mendonça, se comprometeu a compartilhar com os parlamentares o planejamento já apresentado à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Segundo ele, o ”Plano Verão” inclui o aumento de equipes de atendimento, também devido a maior incidência de chuvas.

”Este é um trabalho sério que a Câmara Municipal do Rio busca intermediar para poder resolver”, afirmou o presidente da Casa, vereador Carlo Caiado (PSD), sobre a importância do encontro.

Advertisement

Leia também

Estrangeiros LGBTQIA+ estão comprando todos novos imóveis de Ipanema – Bastidores do Rio

TransBrasil inicia operações neste sábado, da Penha ao Terminal Gentileza

Uma das principais preocupações demonstradas pelos vereadores é em relação ao tempo necessário para a Light responder aos pleitos da população, que tendem a se intensificar na estação mais quente do ano:

”Os problemas se multiplicam com as chuvas. Os vereadores que militam em bairros mais pobres ficam preocupados, pois os relatos que chegam dão conta que a empresa não tem oferecido uma resposta imediata. Às vezes, passam-se dias até o problema ser solucionado”, apontou o parlamentar Márcio Santos (PRD).

Já Celso Costa (Republicanos) ressaltou a necessidade de um plano de ação específico para as comunidades, além de trazer à tona outra questão recorrente: a necessidade de interlocução com a Comlurb para a realização de podas em árvores.

”Somos frequentemente acionados pela população preocupada com galhos que encostam na fiação aérea, o que pode ocasionar queda de energia, além de oferecer risco de choques. Só que essas podas, necessárias, acabam não sendo feitas porque é necessário desligar a rede elétrica”, disse.

Cobrando maior organização por parte da concessionária, a vereadora Rosa Fernandes (PSC), por sua vez, se comprometeu a apurar com outros parlamentares as prioridades em diferentes regiões da cidade. E colocou o Parlamento carioca à disposição para colaborar: ”Nós tratamos de políticas públicas. Que leis podemos fazer para contribuir?”, questionou.

Mendonça reconheceu que há cerca de 8 mil podas em atraso, colocando-se à disposição para melhorar a interlocução com a Comlurb, responsável pelo manejo das áreas verdes da cidade. Ele revelou ainda que, de acordo com a Aneel, a concessionária tem perda de cerca de 58% da energia distribuída entre consumidores residenciais e pequenos comerciantes.

”Estamos, de forma humilde, nos disponibilizando a ouvir, e trabalhando para tornar a empresa sustentável. Enfrentamos dificuldades do próprio setor, que é interligado: isso significa que um problema em uma linha de transmissão em outro estado brasileiro pode refletir na nossa operação, como aconteceu em novembro, e nós acabamos levando a culpa. Mas reconhecemos a necessidade de trabalhar junto com os legisladores para podermos melhorar a concessão”, assinalou.

Também estiveram presentes ao encontro, realizado no Palácio Pedro Ernesto, os vereadores Tânia Bastos (Republicanos), vice-presidente da Câmara; Dr. João Ricardo (PSC); Edson Santos (PT); Jorge Felippe (União Brasil); Prof. Célio Lupparelli (PSD); Welington Dias (PDT); Willian Coelho (DC); e Zico (Republicanos); além da gerente institucional da Light, Andréa Bastos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Vereadores do Rio e representantes da Light se reúnem para debater melhorias nos serviços prestados pela empresa

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui