Vereadores querem liberar uso de caixas de som nas praias do Rio

No final do último mês de abril, Por decreto, a Prefeitura proibiu os equipamentos nas areias e parques da cidade, e agora 2 vereadores querem liberar novamente o uso dos aparatos sonoros

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Lucas Tavares/Agência O Globo

Há mais ou menos um mês, a Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro proibiu a utilização de caixas de som nas areias das praias da cidade do Rio de Janeiro, numa ação aplaudida por uma enorme parte dos freqüentadores de praia e moradores da orla marítima. Contudo, um projeto de lei dos vereadores Marcio Santos e Marcelo Diniz visa permitir a volta dos barulhentos equipamentos não só na praia, mas também em parques.

De acordo com a justificativa dos vereadores: “A utilização de equipamento sonoro pelos usuários nas praias e parques de forma a respeitar os limites legais não revela qualquer desrespeito ou forma de confusão, o objetivo da limitação revela a utilização democrática de um dos mais importantes espaços de lazer do Carioca. A limitação de utilização de equipamento sonoro visa maior regulamentação na utilização em praias e parques, os decibéis indicados na proposição respeita os limiteis aceitáveis, a indicação fica bem abaixo do limite aceitável, regulamentar através de leis, além de democratizar impede a utilização dos equipamentos sonoros em níveis que possam ocasionar poluição sonora. a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) definiu índices de poluição sonora aceitáveis. Em zonas residenciais urbanas, o limite é de 55 db de dia e 50 à noite. Em centros de cidades, o limite é 65 de dia e 60 à noite. Em áreas industriais, 70 db de dia e 65 à noite. Desta forma, há uma relação de tolerância e respeito, buscando dirimir conflito de interesses entre parte da população que advoga pela ausência total dos equipamentos sonoros e outra interessada que faz jus ao direito de utilização dos equipamentos sonoros respeitando os limotes impostos”.

O decreto da Prefeitura, publicado no Diário Oficial do município no dia 26/04, proíbe “quaisquer meios de amplificação sonora” que causem poluição sonora nas faixas de areia da cidade. Segundo o texto, só está liberado usar caixas de som para “promoção de atividades desportivas ou de lazer” que sejam autorizadas pela Prefeitura. Outra exceção é para eventos autorizados pelo município.

O inusitado projeto de lei dos vereadores Marcio Santos e Marcelo Diniz será discutido na Câmara.

Advertisement

Em março deste ano, o DIÁRIO DO RIO fez uma matéria mostrando que o debate sobre a proibição, permissão ou fiscalização do uso de caixas de som nas praias está presente em diversas cidades do país.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Vereadores querem liberar uso de caixas de som nas praias do Rio
Advertisement

6 COMENTÁRIOS

  1. Querem deixar as pessoas com perda auditiva? Isso é prejudicial à saúde auditiva! É poluição.

    Esperar o quê de uma Câmara dominada por esse partido? Transformar a praia num baile funk a céu aberto.

    Já já liberam uso de fuzis na areia…

  2. Bote o partido de Marcio Santos e Marcelo Diniz pra começar uma campamha pra eles nunca mais serem eleitos. Devem ser vereador das “cuminidades”.
    Vereador TINHA QUE ACABAR

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui