Nesta quinta-feira, (10/03), a Câmara Municipal derrubou o veto do prefeito Eduardo Paes ao PL 294/17, que tomba por interesse histórico e cultural a sede da Velha Guarda do Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela, de autoria dos vereadores Felipe Michel, César Maia, Prof. Célio Lupparelli e Vera Lins. O tombamento impede que haja descaracterização e a mudança de função de toda a extensão do imóvel, com a finalidade de manter a exclusividade de seu propósito histórico e cultural.
A “Portelinha”, carinhoso apelido dado ao imóvel em questão, é a primeira quadra coberta de uma escola de samba no Rio e ponto de encontro de diversos sambistas do subúrbio carioca. E o vereador, Felipe Michel, defende que é preciso preservar as lembranças e histórias do samba carioca.
“A história do samba da nossa cidade passa pela quadra da Portela. É lá que a Velha Guarda se reúne para reviver momentos memoráveis e se preparar para os próximos carnavais”, completou Felipe.
Fundado em abril de 1923, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela, em seus quase 100 anos de história, coleciona mais de 20 títulos do carnaval carioca, além de inúmeras contribuições culturais e históricas para o município do Rio de Janeiro.