A Vila Olímpica do Vidigal passará a se chamar Vila Olímpica Adílio em homenagem ao ex-jogador do Flamengo, que faleceu em agosto deste ano. A cerimônia oficial de renomeação acontecerá nesta sexta-feira (13/12), às 10h, e contará com a presença de ídolos do futebol rubro-negro, como Renato Carioca, Nélio, Marquinhos e o sérvio Dejan Petkovi?.
A decisão foi publicada no Diário Oficial, em decreto assinado pelo prefeito Eduardo Paes, em 12 de agosto, marcando o reconhecimento à trajetória de Adílio como um dos maiores nomes da história do Flamengo e do futebol brasileiro.
Legado de Adílio
Adílio de Oliveira Gonçalves, nascido em 15 de maio de 1956, foi um dos principais jogadores do Flamengo entre 1975 e 1987, vestindo a icônica camisa 8. Durante sua carreira, ele conquistou:
- 5 títulos Cariocas (1978, 1979 duas vezes, 1981 e 1986);
- 3 Campeonatos Brasileiros (1980, 1982 e 1983);
- 1 Copa Libertadores da América (1981);
- 1 Mundial de Clubes (1981), marcando um gol na final contra o Liverpool.
Com 129 gols marcados pelo clube, Adílio é o 14º maior artilheiro da história do Flamengo. Após sua aposentadoria, ele se dedicou ao esporte como técnico e mentor de jovens talentos. Adílio faleceu em agosto de 2024, após uma batalha contra um câncer no pâncreas.
Um espaço de formação esportiva e cidadã
A Vila Olímpica, localizada na Avenida Presidente João Goulart, s/nº, no Vidigal, é um importante equipamento esportivo para a comunidade. Funcionando de terça a sexta-feira, o espaço atende até 1.200 alunos com atividades voltadas ao esporte e bem-estar, como:
- Alongamento/caminhada
- Pilates solo
- Badminton
- Basquete
- Defesa pessoal
- Futebol e futsal
- Ginástica rítmica e localizada
- Capoeira
- Boxe e karatê
- Running e vôlei
Para o secretário municipal de Esportes, Guilherme Schleder, a homenagem é um reconhecimento merecido. “Adílio era um ídolo e é uma honra fazer essa homenagem em um local que respira esporte. Aqui, ajudamos a formar cidadãos melhores e, quem sabe, novos jogadores tão bons quanto ele foi”, afirmou.
Presença de ídolos rubro-negros
A cerimônia contará com ex-jogadores que marcaram a história do Flamengo, como Renato Carioca, Nélio, Marquinhos e Dejan Petkovi?, reforçando o impacto de Adílio na história do futebol e no coração dos torcedores rubro-negros.