Vinicius Junior será homenageado com Medalha Pedro Ernesto, maior honraria da Câmara do Rio

Ideia partiu da vereadora Monica Cunha (PSOL) devido ao posicionamento e luta antirracista do jogador dentro e fora dos estádios

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Vini Jr. em Brasil x Sérvia pela Copa do Mundo 2022 - Foto: Lucas Figueiredo/CBF

A Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou, nesta quinta-feira (25/05), a entrega da Medalha de Mérito Pedro Ernesto, maior honraria da Casa, ao atacante do Real Madrid e da Seleção Brasileira Vinicius Junior. A proposta partiu da vereadora Monica Cunha (PSOL), presidente da Comissão Especial de Combate ao Racismo, que justificou a homenagem pelo posicionamento e luta antirracista do jogador dentro e fora dos estádios.

No último domingo (21/05), Vini Jr. sofreu diversas ofensas de cunho racial na partida entre Valencia e Real Madrid, pelo Campeonato Espanhol. Vale ressaltar que não foi a primeira vez que o atleta foi violentado dessa forma, mas, desta vez, sua reação, denunciando ao árbitro um dos agressores e o jogo sendo paralisado, mobilizou atos em todo o mundo.

Monica destacou ser necessário que as instituições também tomem atitudes em meio aos inúmeros casos invisibilizados no cotidiano carioca.

”Nós gostaríamos de estar dando essa medalha por reconhecimento do enorme talento do Vinicius, mas infelizmente, vamos mais uma vez falar de racismo. Isso, tristemente, é um cotidiano na nossa cidade. Acontece nas escolas, na cultura, nas ruas. Seria ótimo que essa comoção acontecesse por todos que passassem por essa situação e não só pelo Vini. Mas, que essa medalha sirva de motivação para que, não só ele como tantos outros, denunciem e se posicionem contra toda e qualquer violência. Racismo é crime e vamos lutar contra ele até o fim”, disse ela.

Advertisement

A Comissão, que já vem atuando em casos de violências de cunho racistas no Rio com prestação de assessoria jurídica e psicossocial, estará também apoiando um ato contra o racismo e em solidariedade a Vini Jr. que acontecerá na Candelária, às 17h.

Outra medalha

Além da homenagem carioca, Vini Jr. pode ser condecorado também em âmbito estadual. Isso porque a deputada Verônica Lima (PT) propôs que o jogador receba a Medalha Tiradentes, maior honraria do Governo do RJ, por meio da Assembleia Legislativa fluminense (Alerj).

”A recorrência de ataques racistas contra Vini Jr. tem chamado atenção. O futebol, para o povo brasileiro, significa muito e, quando atacam o atleta, ferem tanto a alegria do povo quanto o esporte em si, que gera riqueza e movimenta a economia do país. O combate ao racismo é uma das bandeiras que norteiam minha atuação parlamentar e essa luta se estende ao futebol e a todos os esportes”, destacou Verônica.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Vinicius Junior será homenageado com Medalha Pedro Ernesto, maior honraria da Câmara do Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui