Neste fim de semana, muitos não entenderam quando jatos da FAB deram um rasante sobre o Maracanã em homenagem aos 150 anos do nascimento do genial Alberto Santos Dumont!
Apesar de ter nascido em Minas Gerais, Santos Dumont foi batizado na pacata Cidade de Rio das Flores, no Vale do Paraíba Fluminense!
Embora tenha sido um dos engenheiros mais brilhantes que tivemos, Santos Dumont nunca cursou Engenharia! Tornou-se autodidata a partir dos ensinamentos e orientações passados por seu Pai, Henrique Dumont, que descrevia as disciplinas que ele deveria estudar em uma didática de cartas que tive a oportunidade de ler e emocionar-me quando visitei, muitos anos atrás, a Casa em que morou em Petrópolis e que foi transformada em Museu.
Em 2016, ainda como Secretário Estadual de Educação, tive a honra de submeter ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-RJ) a exposição de motivos para conceder o Título de Engenheiro Post Mortem a Alberto Santos Dumont, que foi aprovado e, com isso, ele teve seu nome inscrito no Livro de Mérito da Engenharia.
A consagração desse título com o seu registro aconteceu em 2016, no dia do Engenheiro, 05 de Dezembro. A cerimônia foi linda, e o auditório do CREA-RJ estava lotado!
Lembrei-me desse episódio, pois acabo de receber de uma amiga o registro feito no Jornal O Globo, na então Coluna Gente Boa, de 2 de Maio de 2016, da Jornalista Fernanda Pontes, que publicou meu requerimento que obteve sucesso!
Além de toda essa Genialidade de notável Engenheiro e inventor, como não poderia deixar de ser, Dumont era um fanático torcedor do Fluminense, onde inclusive foi sócio!
Viva o fantástico Engenheiro e Tricolor Alberto Santos Dumont, um orgulho do Brasil e exemplo para as futuras gerações!