Estamos em junho, mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente. E as ações voltadas à sustentabilidade estão ocorrendo em todo o mundo.
No Corredor Esportivo da Ilha do Governador, às vésperas da segunda-feira (05/06), que é a data oficial dessa efeméride, realizamos um grande mutirão para o plantio de diversas árvores, incluindo os Ipês, que são árvores belíssimas e que começam a florescer em poucos anos após o plantio. O evento foi muito gratificante e contou com a participação de centenas de jovens e crianças.
Um dos trabalhos dos quais me orgulho muito é a criação de seis viveiros de mudas quando fui presidente da Cedae, inclusive utilizando mão de obra proveniente do sistema penitenciário em um projeto chamado Replantando Vidas, coordenado até hoje por Alcione Duarte. As árvores produzidas nos viveiros são majoritariamente da mata atlântica e são belíssimas. O maior viveiro existente no estado está localizado dentro do Presídio Agrícola de Magé, com capacidade de produção anual de um milhão de mudas.
Nesse processo de replantio, conseguimos até mesmo quebrar o recorde mundial durante o evento chamado “Dia C”, quando plantamos quase 60 mil árvores em um único dia. Esse desafio foi lançado pelo então ministro do meio ambiente na época, Carlos Minc. Uma das árvores que mais gosto e que fiz questão de ter uma grande produção nos viveiros é o ipê. Plantamos centenas de milhares deles, espalhados por todo o estado, especialmente às margens dos rios, para recompor as matas ciliares, que contribuem para a formação de água e preservam as margens dos rios.
Produzimos nesses viveiros mudas de ipês brancos, amarelos, rosas, verdes e, especialmente, ipês roxos. Os ipês começam a florescer no início de junho e continuam até outubro. Já podemos observar alguns deles florindo pelas ruas do Rio e em nossas matas.
Em frente à Nova Sede da ALERJ, que inauguramos recentemente, no espaço reservado ao tradicional Buraco do Lume, existe um ipê roxo belíssimo que chama nossa atenção. Sugiro que aguardemos a bela florada que renderá lindas fotos.
Nos próximos meses, veremos o florescer dos ipês brancos, rosas e amarelos, o que acaba sendo um grande presente para todos nós. Geralmente, eles são destacados em fotos publicadas na tradicional coluna do Ancelmo Gois, intitulada “Temporada dos Ipês”. O ipê está incluído no gênero handroanthus, atingindo uma altura entre 6 e 14 metros na fase adulta, e seu tronco normalmente varia de 30 a 50 centímetros. Sugiro às pessoas que caminham pela cidade que comecem a apreciar a beleza dos ipês destacados em nossa paisagem, pois é uma “caça sustentável” por belas imagens que fazem bem aos olhos e à alma.