Essa é a primeira flor que nasce do conjunto de botões da árvore abricó-de-macaco que aqui foi plantada junto a Ciclovia do Corredor Esportivo do Moneró, quase em frente ao chamado ”Bosque do Seu Hilário”.
Aproveitem os fotógrafos não só da Ilha, e sugiro registrar essa bela resposta da natureza fruto de um trabalho volntario que também é feito de forma comunitária para preservar o meio ambiente e também apresentar belezas para nossos jovens..
O abricó-de-macaco tem dados bacanas que devem ser conhecidos: seu nome científico é ”Couroupita guianensis Aubl.; Lecythidaceae”, e também é conhecido pelos nomes populares ”castanha-de-macaco”, ”cuia-de-macaco”, ”macacarecuia”, ”maracarecuia”, ”amêndoa-dos-andes”, ”amendoeira-dos-andes” e ”coco-da-índia”.
É uma espécie de árvore originária da Amazônia que tem frutos redondos que pendem em cachos e que produzem flores exuberantes. É bastante usada em paisagismo urbano e em fazendas.
Essa que encontrei ainda tem a altura de pouco mais de 2 metros mas ela chega a uma altura média entre 8 e 15 metros.
A fruto e do tipo baga e grande e redonda, e suas flores são muito perfumadas, saem diretamente do tronco como essa que fotografei e me deparei hoje.
Apesar de ainda não termos uma cultura voltada a conhecer e preservar nossas árvores esse exercício é algo muito legal e buscamos preservar em alguns oásis como o Corredor Esportivo do Monero na Ilha do Governador.
Wagner Victer é engenheiro, administrador, jornalista e morador da Ilha do Governador
Parabéns Wagner,
Vc só coloca coisas maravilhosas da Ilha.
Abs.
Paulo.
Eu acho essa flor linda !
Adorava ver o chão no centro da Cidade do Rio perto do fórum cheio delas e muitas nas árvores. São fortes resistentes, caem no chão inteiras.
Um espetáculo muito bonito de se admirar !!!
Na Cidade q moro atualmente nunca vi.
Muito bom, Wagner, a cultura de conhecer as árvores precisa ser valorizada