Os vinhos Primitivo di Manduria possuem características bem marcantes, como o fato de serem encorpado e intenso em aromas e sabores, que faz jus à personalidade da uva Primitivo. Elaborado na região da Puglia, numa área nobre para o cultivo da Primitivo – em Manduria. Exibe comumente camadas de frutas negras em compota, além de toques de couro e baunilha. Na boca é sedutor, marcado por uma textura de taninos doces. Tem bom equilíbrio e persistência, além de um final suculento.
A Cantine Lizzano tem longa tradição na produção de tintos e brancos, dedicando-se ao vinho e à produção de azeite desde 1959. Está localizada na Comuna de Lizzano, em Taranto, sul da Itália, próximo ao mar Jônico. Esta é uma cidade de origem greco-romana com pouco mais de 10.000 habitantes. Mas seu maior cartão de visita é mesmo o vinho. Tem clima ameno, com temperaturas moderadas mesmo no inverno, o que origina vinhos com uma elegância singular. A cidade de Lizzano é famosa em toda a Itália pela produção de vinhos…
Após a colheita, as uvas são submetidas à maceração durante sete a dez dias e, em seguida, o mosto realiza a fermentação alcoólica. No final, o vinho estagia durante cinco a seis meses em grandes cubas de carvalho francês.
É um vinho de fenomenal riqueza em aromas e sabores, que lhe transportam para os campos de plantio de framboesas e cerejas, contendo ainda um toque de carvalho com especiarias e tênue chocolate. Palato inverossímil, corpo consistente com acidez média e suave álcool. Sua textura sedosa, taninos sublime, persistência longa e com refinado retro-olfato. Sofisticado vinho!
Altamente recomendável. É perfeito para equilibrar sabores complexos.
Harmonização ideal com carnes grelhadas e assadas, pratos condimentados e queijo gorgonzola. Também fica ótimo com pernil e lombo de porco. Ou seja, pratos com maior presença de gordura animal para acompanhar sua acidez e taninos.
Nota: 9,1
Onde comprar: https://www.oemporio.com.br/
Valor: consultar site e safra