o Governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, disse que está conversando com governantes de outros estados do Brasil para solicitarem apoio do Governo Federal no combate ao Covid-19. Witzel espera uma injeção de R$ 40 bilhões em estados e municípios para evitar o agravamento da crise, com a queda na arrecadação em serviços, por exemplo.
“Estava agora mesmo no grupo dos governadores conversando com o governador Wellington Dias (PT, Piauí) e estamos preparando medidas para levar ao Governo Federal para compensar a economia. Inicialmente estamos falando de R$ 40 bilhões para injetar nas economias dos nossos estados e municípios para evitar que tenhamos consequências gravíssimas“.
Nesta segunda-feira (16/03) o governador afirmou que em 1 mês, o Rio de Janeiro pode chegar a mais de 24 mil casos de Coronavírus caso as medidas de prevenção não sejam respeitadas pela população.
O gestor estadual também fez um apelo para que empresários fechem academias de ginástica e restaurantes. Além disso, Witzel pediu que as empresas façam revezamento de funcionários.
O governador também afirmou que praias são “armas que vão levar o vírus” para a residência das pessoas, ameaçando idosos e doentes. “Momento é de ficar em casa, faço esse apelo”
Ele admitiu que o estado “praticamente não tem capacidade de absorver nenhum doente com uma dificuldade respiratória“. Em 30 dias, ele espera que sejam criados 300 leitos.