O cantor Zeca Pagodinho recebeu, nesta sexta-feira (08/11), o título de cidadão benemérito do estado do Rio de Janeiro. A cerimônia, realizada no instituto do sambista, em Xerém, distrito de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, contou com cerca de 60 convidados, que participaram de um café da manhã e puderam conhecer a horta comunitária do local.
A iniciativa partiu da deputada estadual Dani Monteiro (PSOL), que entregou a honraria ao artista. ”Zeca Pagodinho é um ícone do samba brasileiro e da cultura do RJ. Apesar do sucesso internacional, ele mantém forte vínculo com suas raízes, investindo em Xerém. O instituto é a prova disso, completando 25 anos neste mês. O compromisso social com a comunidade e com a cultura popular faz dele merecedor de todas as homenagens possíveis. É uma honra conceder esse título”, destacou a parlamentar.
Louiz Carlos, filho do sambista e diretor do Instituto Zeca Pagodinho, discursou no evento. Após a cerimônia, amigos e familiares foram convidados para um brinde no famoso ”Quintal do Zeca”.
Vale ressaltar que o título de benemérito é concedido a personalidades, nacionais e internacionais, consideradas valiosas para o desenvolvimento econômico, científico, artístico, cultural ou desportivo do RJ, e que, de forma inequívoca e relevante, tenham contribuído para o progresso e desenvolvimento no setor das artes.