8 livros que têm como cenário o Rio de Janeiro

A Cidade Maravilhosa fez parte de vários clássicos da literatura brasileira. O DIÁRIO DO RIO selecionou 8 deles. Confira

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem meramente ilustrativa da estátua da escritora Clarice Lispector, que apesar de ucraniana, viveu boa parte de sua vida no Rio de Janeiro

Uma cidade naturalmente cultural, o Rio de Janeiro é cenário de muitas histórias, desde a literatura clássica até as grandes produções. Muitos livros que marcaram a literatura do país se passam na Cidade Maravilhosa e, por isso, o DIÁRIO DO RIO selecionou 8 obras cujas histórias acontecem no município. Confira:

A moreninha – Joaquim Manuel de Macedo

c4c11f6651615e63623db0e8946a4f287bc9fc04 8 livros que têm como cenário o Rio de Janeiro

Um dos clássicos do Romantismo brasileiro, escrito por Joaquim Manuel de Macedo em 1843, “A Moreninha” se passa em dois cenários: na cidade do Rio e em uma ilha. Existe uma teoria entre os leitores de que se trata da Ilha de Paquetá

Apesar do nome “Paquetá” nunca ter sido citado no livro, a forma que a ilha é descrita no livro, como próxima ao Rio de Janeiro e com algumas similaridades, faz com que os leitores acreditem se tratar da região. Não à toa, na Ilha de Paquetá existe a Praia da Moreninha e a Pedra da Moreninha, que fazem referência ao livro.

Dom Casmurro – Machado de Assis

download 1 8 livros que têm como cenário o Rio de Janeiro

Um dos mais famosos nomes da literatura brasileira, o livro que até os dias de hoje gera debates (afinal, Capitu traiu ou não traiu?) também se passa no Rio de Janeiro. O autor, Machado de Assis, lançou diversas obras cujo cenário é a Cidade Maravilhosa.

Advertisement

No caso de Dom Casmurro, o leitor acompanha o personagem por várias regiões da cidade, como o Museu Nacional, o Paço Imperial, o Jardim Botânico e o Centro. Inclusive, vale destacar que o escritor ganhará uma estátua na Rua do Ouvidor, que também é citada na obra.

Vale citar ainda que a Rua do Ouvidor chegou a ter 50 livrarias funcionando ao mesmo tempo, sendo a rua com o maior número de livrarias da América Latina.

O Cortiço – Aluísio Azevedo

download 5 8 livros que têm como cenário o Rio de Janeiro

Publicada em 1890, a famosa obra de Aluísio Azevedo “O Cortiço” narra a rotina de pessoas de vida simples que vivem em um cortiço do Rio de Janeiro, em Botafogo. Durante a narrativa, outras regiões da cidade, como o Centro, são citadas.

Triste Fim de Policarpo Quaresma – Lima Barreto

download 2 8 livros que têm como cenário o Rio de Janeiro

Escrita por Lima Barreto em 1915, a obra apresenta o personagem Quaresma, um nacionalista ingênuo e idealista, que mora no Rio de Janeiro. No texto, ele chega a citar, inclusive, um dos principais estádios do município, o São Januário, que fica localizado em São Cristóvão.

Quaresma passa a viver para fazer do Brasil um país grandioso. Para isso, ele bola estratégias como o retorno do tupi-guarani e insiste em redigir documentos oficiais nessa língua. A obra faz uma descrição política do Brasil da Primeira República. 

A hora da estrela – Clarice Lispector

A Hora da Estrela 8 livros que têm como cenário o Rio de Janeiro

Clarice Lispector é mais uma autora que usou o Rio de Janeiro como cenário em muitas de suas obras, entre elas “A hora da estrela”, na qual Macabéa, uma moça recém-chegada do Nordeste à Cidade Maravilhosa, tem sua história narrada por um escritor fictício chamado Rodrigo S. M.

A autora já citou várias localidades cariocas em seus livros, mas vale um destaque especial para o Jardim Botânico, que foi citado em 6 textos de Clarice.

A Alma Encantadora das Ruas – João do Rio 

download 3 8 livros que têm como cenário o Rio de Janeiro

Terceiro livro de João do Rio, reúne reportagens e crônicas publicadas entre 1904 e 1907 no jornal Gazeta de Notícias e na revista Kosmos sobre temas como a desigualdade e indiferença social, misturadas numa alegre e estranha homogeneidade com a vida de trabalhadores, mendigos, meninos de rua e a constelação dos tipos humanos que circulavam pelas ruas do Rio de Janeiro no início do século XX. 

Cidade Partida – Zuenir Ventura 

download 4 8 livros que têm como cenário o Rio de Janeiro

Um retrato da violência no Rio de Janeiro. Durante dez meses, o autor frequentou a favela de Vigário Geral. Ao mesmo tempo, acompanhava a mobilização da sociedade civil contra a violência.

Beijo no Asfalto – Nelson Rodrigues 

7c50e4d6 ffd2 4bf3 8235 f887081aa3a4 1 8 livros que têm como cenário o Rio de Janeiro

Um homem casado beija a boca de outro homem que acaba de ser atropelado. Estampado como manchete de jornal, o “beijo no asfalto” torna-se o assunto mais comentado na cidade do Rio de Janeiro. Além deste, muitos outros textos de Nelson Rodrigues se passaram na cidade do Rio.

*Matéria escrita por Felipe Lucena e Larissa Ventura

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp 8 livros que têm como cenário o Rio de Janeiro
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 8 livros que têm como cenário o Rio de Janeiro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui