Nesta quarta-feira (4), o governador Cláudio Castro participou da cerimônia de formatura de 842 novos policiais civis no Espaço Hall, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Os formandos concluíram o curso da Academia de Polícia Sylvio Terra (Acadepol), fortalecendo o efetivo da Polícia Civil no estado.
Durante a solenidade, o governador destacou a relevância do reforço nos quadros das forças de segurança. “Estamos fazendo a maior reestruturação da história desde a redemocratização, com a renovação de pessoal das nossas polícias. Serão quase 3 mil policiais civis, cerca de 8 mil militares e mais 2 mil penais. Sabemos dos desafios que os aguardam, mas temos certeza que a energia e o comprometimento desses novos policiais são indispensáveis para manter a nossa força renovada. Desejo uma grande missão a todos”, afirmou Castro.
Formação ampla e diversificada
O grupo formado inclui 394 investigadores, 315 inspetores, 71 técnicos de necropsia e 62 auxiliares de necropsia. Este contingente simboliza o contínuo fortalecimento da segurança pública, especialmente no setor investigativo, que desempenha papel essencial no combate ao crime em todo o estado.
Segundo o governador, a iniciativa faz parte de um plano mais amplo de renovação e modernização das forças de segurança. Em outubro, foi autorizado o preenchimento de mais 1.588 vagas para inspetor de polícia em um concurso público já em andamento. A previsão é que as aulas para os aprovados tenham início em fevereiro.
Combate ao déficit histórico
O secretário de Polícia Civil, delegado Felipe Curi, ressaltou que as contratações em massa corrigem um déficit histórico. “Com o ingresso de todos os agentes, ao final destas turmas, teremos um aumento de 43% no efetivo em relação a antes dos concursos. Corrigimos um abismo, um déficit histórico para a nossa instituição, que estava há mais de dez anos sem concurso”, explicou o secretário.
A renovação do efetivo busca não apenas suprir lacunas, mas também fortalecer a capacidade técnica e investigativa da Polícia Civil, garantindo maior eficiência no combate à criminalidade e na promoção da segurança pública.