Em anúncio feito na manhã desta quarta-feira (06/05) O prefeito Marcelo Crivella afirmou que pode determinar a qualquer momento o lockdown (fechamento total) nas áreas da cidade que mais registram movimento de pessoas nas ruas. A medida drástica se deve ao avanço desenfreado Coronavírus no município. O procedimento deve adotado, nesse primeiro momento, nos bairros de Bangu, Campo Grande e Santa Cruz, na Zona Oeste, regiões que contam com altos índices de mortes e casos confirmadospela doença.
Vale lembrar que Campo Grande passou Copacabana como região que mais registra mortes em função da Covid-19 no Rio. Ao todo, são 38 óbitos confirmados pela prefeitura no bairro da Zona Oeste e 37 na área da Zona Sul.
No início da semana, o DIÁRIO DO RIO informou que havia a possibilidade de Crivella bloquear vias e interditar calçadões do comércio de rua na Zona Oeste do Rio para evitar aglomerações. Na ocasião, o prefeito disse também que essa semana será descisiva e acresentou que é o momento mais preocupante para conter a velocidade de contágio da pandemia do Coronavírus na cidade.
Na esfera estadual, O MPRJ (Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro) recomendou ao governador do Rio, Wilson Witzel a elaboração de estudo que justifique a implementação do “lockdown“, que é o isolamento total, como medida de enfrentadiante da proliferação do Coronavírus no estado.
[…] Na manhã desta quarta-feira, a Prefeitura do Rio já havia alertado que faria lockdown na Zona Oeste da cidade. […]
[…] do prefeito Marcelo Crivella comunicar que pode, a qualquer momento, fechar por completo algumas áreas da cidade, como, por exemplo, Bangu, Campo Grande e Santa Cruz, b…, agora foi a vez da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) enviar um relatório ao Ministério Público […]