O governador em exercício do Rio, Cláudio Castro (PSC), publicou na edição desta quarta-feira (16/09) do Diário Oficial, a troca de mais dois secretários do Estado. Com isso, chegam a seis o total de mudanças no primeiro escalão desde que Castro assumiu o comando do Executivo, após Wilson Witzel, do mesmo partido, ter sido afastado no fim de agosto acusado de corrupção.
As mudanças desta quarta-feira (16/09) ocorrem nas pastas de Ciência e Tecnologia e de Cidades, que serão chefiadas agora por quadros técnicos. Doutora em odontologia pela UFRJ, Maria Isabel de Castro de Souza assume a secretaria de Ciência e Tecnologia na vaga que era ocupada por Leonardo Rodrigues. O engenheiro Uruan Cintra de Andrade, por sua vez, vai chefiar a Secretaria de Cidades no lugar de Juarez Fialho, além de responder interinamente pela Secretaria de Estado de Trabalho e Renda.
A Secretaria de Vitimados passa a fazer parte da estrutura da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. Já o RioPrevidência fica subordinado à Secretaria de Fazenda.
A Secretaria de Saúde recebe a Secretaria Extraordinária da Covid. E o Instituto Rio Metrópoles será incluído na estrutura da Secretaria das Cidades.
O objetivo das trocas no secretariado do Rio é garantir o equilíbrio das finanças, com redução de até 40% dos cargos comissionados.
Na segunda-feira, (14/09), Cláudio Castro havia trocado o comando da secretaria estadual de Polícia Civil, da Procuradoria-Geral, da Controladoria-Geral e do Gabinete de Segurança Institucional.
[…] nesta quarta-feira (16/09), Castro promoveu mais mudanças administrativas no […]