A chapa de Martha Rocha, do PDT, que disputará a eleição para a Prefeitura do Rio neste ano terá Anderson Quack como vice. Quack é produtor cultural, escritor, diretor, cineasta e um dos fundadores da Central Única das Favelas – CUFA.
Bandeira de Melo, da REDE, chegou a ser cogitado como vice de Martha, mas escolheu seguir seu caminho solo e ser candidato. Como há uma aliança nacional entre PDT e PSB, os socialistas, que antes haviam abicado de indicar alguém para a chapa, decidiram por Quack para ser o nome que vai acompanhar a delegada no pleito eleitoral.
Nascido e criado na Cidade de Deus, Quack é filiado ao PSB e foi diretor e produtor na Central Única das Favelas (Cufa), chegando a substituir Celso Athayde como secretário-geral da organização. Também foi diretor do Departamento de Fomento e Promoção da Cultura Afro-Brasileira (Fundação Cultural Palmares).
Quack é diretor de programas de TV, entre eles “Espelho”, exibido pelo canal Brasil e apresentado por Lázaro Ramos. Como produtor-executivo, assinou e dirigiu documentários e filmes premiados, como “Remoção”, que reconta os deslocamentos de famílias que viviam em favelas nos anos 1960 e 1970. Em 2009, lançou o livro “No Olho do Furacão”, parte da coleção Tramas Urbanas, no qual conta sua trajetória.
Martha Rocha foi entrevistada pelo DIÁRIO DO RIO recentemente
[…] Ainda escolheu bem o vice, Anderson Quack (PSB), que representa a esquerda identitária em sua chapa. Gay, negro, artista e um dos fundadores da Central Única das Favelas – CUFA. […]
[…] Na noite desta quarta-feira, 16/09, Bandeira de Mello, ex-presidente do Flamengo, foi confirmado como candidato da Rede para a disputa à Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro. O partido de Bandeira tinha uma aliança prévia com o PDT de Martha Rocha, mas a união não se concretizou para o pleito eleitoral municipal deste ano. […]