Às 16h desta quarta-feira, 10/03, donos de restaurantes, bares e quiosques vão se reunir em frente à Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro para protestar contra as restrições decretadas pelo poder municipal na última semana.
Os organizadores prometem um grande protesto. Em alguns comunicados que circulam entre os empresários, falam em “maior manifestação independente e sem partido da história”.
Na última semana, dia 04/03, empresários protestaram na Barra da Tijuca, um dia após o decreto da Prefeitura começar a valer.
Na última quarta-feira, 03/03, a Prefeitura do Rio de Janeiro publicou, no Diário Oficial do Município, o decreto com novas regras restritivas para a capital fluminense no combate à Covid-19. Elas valem desta sexta-feira (05/03) até a próxima quinta (11/03).
Entre as medidas, estão: novo horário de funcionamento de bares, restaurantes e lanchonetes: das 06h às 17h; limitação da capacidade máxima de público para 40%; proibição da permanência de pessoas em ruas, praças e áreas públicas em geral das 23h às 05h; veto à realização de qualquer atividade comercial e de prestação de serviço nas praias e na orla marítima da cidade, incluindo-se o comércio ambulante fixo e itinerante e os quiosques, entre outras.
A questão foi parar na Justiça. Uma liminar, pedida pela Associação de Bares e Restaurantes, suspendeu o decreto do prefeito Eduardo Paes. Contudo, a Prefeitura conseguiu derrubar essa liminar.