Com tantos problemas que cercam os transportes do Rio, muitos passageiros estão ansiosos para as mudanças prometidas pela Prefeitura, que afirmou que irá realizar uma intervenção temporária no BRT.
Desde o início do ano, a Secretaria Municipal de Transportes tem coletado dados sobre o BRT e, nesta sexta-feira (19/03), eles informaram que finalizaram a coleta e que os dados serão consolidados e publicados até o fim deste mês. O objetivo desta ação é atualizar o dimensionamento da frota e os intervalos necessários para a prestação de serviços do sistema.
Além disso, os procedimentos administrativos para o início da intervenção já começaram. Na última semana, no dia 10, os consórcios foram notificados, via Diário Oficial, sobre a decisão da Prefeitura de intervir no sistema BRT, dando-lhes, assim, a possibilidade de manifestação e ampla defesa.
Também na última semana, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, a secretária de Transportes, Maína Celidonio e técnicos da prefeitura se reuniram com os presidentes dos consórcios, executivos e técnicos que operam o transporte público da cidade e iniciaram os trabalhos de transição.
Confira a nota completa enviada ao DIÁRIO DO RIO:
“Diante da falta de perspectiva de melhoria no serviço do BRT, a prefeitura optou por licitar o sistema e a bilhetagem eletrônica dos transportes da cidade. Até que o BRT seja licitado, o município vai fazer uma intervenção de forma temporária na operação e gestão do sistema.
Os procedimentos administrativos para o início da intervenção já começaram. Na última quarta-feira, dia 10, os consórcios foram notificados, via Diário Oficial, sobre a decisão da Prefeitura de intervir no sistema BRT, dando-lhes, assim, a possibilidade de manifestação e ampla defesa.
Na última semana, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, a secretária de Transportes, Maína Celidonio e técnicos da prefeitura se reuniram diversas vezes com os presidentes dos consórcios, executivos e técnicos que operam o transporte público da cidade e iniciaram os trabalhos de transição.
Em paralelo, a secretaria municipal de Transportes finalizou a coleta de dados nas estações e terminais mais críticos do BRT para atualizar o dimensionamento da frota e os intervalos necessários para a prestação de serviços do sistema. Esses dados serão consolidados e publicados até o fim deste mês.”
Penso que o BRT , e uma boa alternativa mas foi totalmente abandonado pelo prefeito facínora anterior .
Amanha começa uma nova fase e veremos se conseguimos colocar em dia a rotatividade do BRT .
ainda tenho duvida, quanto a circulação dos coletivos ônibus que ainda parecem poucos .
a sec. de transportes pode se manifestar ?
COVID 19 X AGLOMERAÇÕES X BRT Para saber o que é realmente aglomerado irresponsável é só parar meia hora na avenida das Américas e observar os ônibus que passam a cada10 em minutos. Não existe necessidade de comissões, análises ,estudos e 30/60 de espera para decisões e intervenções, O povo tá morrendo,o povo tá se contaminando!!! Prefeito Eduardo Paes acorda!!! Cadê aquele jovem iniciante corajoso e valente subprefeito da barra de 30 anos passados?? Tava errado? Contra tudo e todos ele ia lá e desfacia e pronto.
Solução imediata para super lotações nos BRTs ?? Centenas de empresas de turismo com ônibus parados nas garagens, vá lá e requisite quantos necessários for, e coloque nas linhas dos BRTs , a situação é de calamidade publica, se não for por bem, tipo aluguel emcampe!!!