Há pouco mais de três meses, o Rio vacinava as primeiras cariocas contra Covid-19: uma idosa e uma profissional de saúde. Agora, meses depois, a capital fluminense está muito perto de atingir a marca de 10% dos cariocas vacinados com a primeira dose. Além disso, mais de 40% dos idosos acima de 60 anos tomaram a primeira dose do imunizante.
Neste domingo (28/03), no primeiro dia de vacinação no Jockey Club Brasileiro, o secretário de Saúde Daniel Soranz destacou que cerca de 630 mil cariocas já receberam a primeira dose da vacina, o que corresponde a 10% da população. Ele também falou sobre a aplicação de vacinas as domingos, que aconteceu pela primeira vez no Rio nesta semana:
“Hoje é o primeiro dia que estamos realizando a vacinação no domingo. O objetivo desta repescagem é vacinar quem, durante a semana ou no sábado, não conseguiu ir a um posto. Dependendo da demanda de hoje, passaremos a vacinar todo domingo em algum ponto da cidade“, disse.
No entanto, segundo o Painel Rio Covid, o Rio ainda não atingiu essa marca, mas está bem perto. De acordo com dados do Painel, o município já vacinou 641.269 pessoas com a primeira dose e 216.066 pessoas com a segunda dose. O número de vacinados com a primeira dose equivale a 9,5% dos cariocas e 41,2% dos idosos acima de 60 anos. Os dados do painel foram atualizados nesta segunda-feira, às 13h45.
Nesta segunda-feira (29/03), são vacinados homens e mulheres de 71 anos. As mulheres receberam a vacina pela manhã (8h a 13h) e os homens recebem à tarde (13h a 17h).
Confira o calendário:
Gostaria de saber como serão tratados os casos de comorbidades?