Quintino: Chegou a hora de Eduardo Paes mostrar de novo seu valor

Eduardo Paes é melhor que Crivella, mas com vários secretários candidatos em 2022, a cidade parece ter ficado em 2º plano em 2021. É hora do prefeito mostrar a que veio.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Eduardo Paes na inauguração do BioParque do Rio - Foto: Cleomir Tavares/Diário do Rio

Era sabido quando o Rio elegeu Eduardo Paes que ele teria um trabalho difícil pela sua frente: pegou uma cidade em uma pandemia, sem dinheiro e com a terra arrasada deixada pela gestão de Marcelo Crivella, um mau prefeito. Por outro lado, seu governo seria comparado com o pior prefeito da história da cidade do Rio de Janeiro desde a fusão, o que certamente favorece qualquer juízo.

Talvez nem Francisco de Castro Morais, que entregou o Rio de Janeiro aos franceses praticamente sem luta, tenha sido tão repudiado pelos cariocas. Na comparação, era meio que óbvio que Paes sairia ganhando, fizesse ou não fizesse alguma coisa. Simpático, debochado e um personagem do Rio – querido por muita gente, conseguiu, com o apoio de Daniel Soranz tornar o Rio um exemplo na vacinação e no combate à COVID. Também, assessorado pelo supersecretário de planejamento urbano Washington Fajardo, preparou legislação e projetos urbanísticos de vanguarda que pavimentam – em tese, ao menos – o caminho para grandes mudanças que farão muito bem à cidade. E, ao que parece – ao menos no momento – parou por aí.

A última pesquisa de opinião do Instituto Rio21 mostra isso: só no combate à pandemia melhorou a aprovação da sua gestão. De resto, vem se demonstrando uma forte queda na sua avaliação, e não se vislumbra nada que mostre que voltará a subir tão em breve. Talvez depois do Carnaval, que apoio, confio e espero que será um sucesso.

O grande problema da atual Prefeitura do Rio é que ela ainda não mostrou o seu valor, ao que veio; só vende esperanças, promessas, projetos…Bem pensados, é verdade. Mas e a ação, onde está? Talvez porque alguns dos principais secretários serão candidatos na próxima eleição, porque muitos subprefeito sejam ligados a estes candidatos….. E quase nada na prática é feito, a cidade está tão – ou mais – abandonada quanto estava com Crivella. A população esperava mais, muito mais. Afinal, até objetos inanimados seriam melhores prefeitos que o bispo.

A Conservação parece não existir; pode ter algumas ações, e até pode ser verdade que faltou dinheiro para muita coisa. Mas tem de fazer o mínimo nos pontos centrais, de passagem, e regiões turísticas. Ninguém espera que resolva tão breve o problema com estátuas depredadas e outros desastres, mas buracos, postes, odor de urina e de fezes e falta de tampa de bueiros, é o mínimo que se pode esperar de uma prefeitura. Uma simples caminhada pelo Cosme Velho, feita por este jornalista, nas proximidades da estação do Corcovado, mostrou, embaixo do viaduto, e em frente ao Largo do Boticário, muita sujeira e detritos humanos. Pode não ter dinheiro, pode estar trabalhando este ano com um orçamento elaborado por incapazes, mas será que não tem água e vassoura?

Outro dia, circulando no entorno dos Arcos da Lapa – quer ponto mais turístico? – o que observei foi uma latrina a céu aberto. A subprefeitura do Centro não tem acesso a baldes e sabão em pó? Ou será que não andam na rua? E a subprefeita da Zona Sul, será que só tem salto alto e anda de carro fechado? Como pode não ver a imundície que está Copacabana, e Ipanema? Uma calça jeans da Citycol e um tênis de lona, além do colete tradicional das secretarias já resolvem o problema desses representantes do Prefeito, para que passem a andar na rua e ver com seus olhos os problemas mais simples, que não precisam de grande orçamento para serem solucionados.

E não para por aí, o DIÁRIO DO RIO tem feito sua parte para tentar Reviver o Centro: temos direcionado nossa linha editorial para a zeladoria e conservação desta região, que é o berço da civilização brasileira; o patrimônio histórico é muito caro para nós, e as perdas potenciais são irreparáveis. Temos citado sempre ações dos vereadores Pedro Duarte, Rogério Amorim e Rafael Aloísio Freitas e do secretário Washington Fajardo que têm feito muita coisa mesmo, sem contar inúmeros empresários que são verdadeiros guerreiros na luta pela região.

A pandemia deixou muitas pessoas na rua. Mas não é por isso que devemos tolerar colchões – até de casal – no meio das ruas e calçadas da cidade durante todo o dia. Agora temos até barracas doadas por vereadores oportunistas e até mesmo em plena Avenida Atlântica um centro de reciclagem, isso sem contar os cracudos em frente ao MIS e outros pontos da cidade; qualquer leitor conhece pelo menos um. Mais um pouco o Rio se tornaria a capital mundial da mendicância. A secretária Laura Carneiro tem tentado agir, mas a coisa hoje em dia é complicada, com um acordo maluco entre a Prefeitura e o MP que proíbe a retirada de pessoas de logradouros públicos contra a sua vontade, e uma decisão completamente idiota de um órgão federal que considerou qualquer barraca ou arremedo de moradia montado por mendigo em logradouro público um domicílio inviolável. Mas então, que se dê dinheiro para que ela faça novos abrigos, com mais atrativos, e em regiões mais próximas dos locais onde temos mais população de rua.

Na questão de ética e compliance, setor que na municipalidade é liderado pelo secretário Marcelo Calero, virou uma piada com alguns nomes indicados e que nem deveriam poder entrar na sede da Prefeitura. Acabou se tornando uma espécie de máquina para eleger o secretário, o que já mostra um compliance totalmente falho. Como desagradar em decisões de compliance se quer ser eleito? É um milagre difícil de ser feito. Outro dia, num evento na prefeitura, este secretário foi anunciado como candidato. Ué….e o compliance?

Claro que há mais gente fazendo um bom trabalho, como o secretário Brenno Carnevale, que vem enfrentando as construções ilegais das milícias e Vinícius Cordeiro, que vem transformando pó em ouro na defesa dos animais. Mas as subprefeituras estão inertes, a limpeza está deficiente, a conservação inexistente, e o combate à informalidade deve ser intensificado. Há quem diga que há guardiões do Crivella até hoje gravitando em torno da prefeitura. É preciso coragem pra por estes sanguessugas inúteis pra correr.

Votei em Eduardo Paes e se a situação se repetisse, votaria de novo e de novo. Mas é preciso ação; quero ver com meus olhos a Prefeitura do Rio trabalhando e cada vez mais noticiar a recuperação da cidade. Só depende de Paes: distribuir esbregues e ameaças de exoneração aos seus assessores e não cumprir, não adianta. Os braços e pernas precisam começar a obedecer as cabeças. Um ano se passou, e foi o último com um orçamento elaborado por idiotas. Em 2022, não vai ter desculpa. É hora do prefeito mostrar de novo seu valor e fazer valer cada voto que recebeu, incluindo o meu e de praticamente toda equipe do DIÁRIO DO RIO.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Quintino: Chegou a hora de Eduardo Paes mostrar de novo seu valor

22 COMENTÁRIOS

  1. Que vergonha!!! Matéria encomendada???
    Imparcialismo passou longe da redação, além de expressar opinião própria na matéria, completamente diferente da base do jornalismo! Blogzinho de bosta…

  2. Muitos já sabiam que este oportunista não ia fazer nada pela cidade mas votaram assim mesmo. Ele se deu mal pois veio a pandemia e agora aínda vai querer vir como Governador, vai se dá mal.

  3. O desabafo vale por ser uma voz que mostra indignação para a administração atual, mas merece reparo que embora o orçamento 2021 tenha sido elaborado por Crivella, ele sabia com que estava lidando e tinha os números de arrecadação na mão já com as margens obtidas via aumentos do IPTU aprovados em 2017. Paes ganhou uma vantagem com isso. Também merece reparo que na cidade do Rio de Janeiro desde 1985-89 o prefeito não governa com oposição. Por mais que Eduardo Paes não tenha feito Pedro Paulo sucessor, Crivella teve a câmara de vereadores na mão e muitos desses vereadores vieram da superbase de apoio político do segundo mandato (2012-16), livrando-o de pedidos de impeachment. O grande problema da cidade é que tanto os cargos de direção como a supervisão operacional de órgãos de apoio da prefeitura (GM,CET,Rioluz e outros da conservação) só para esse exemplo, estão nas mãos de pessoas que estão servindo ao mesmo grupo de pessoas, muitas delas cabeças coroadas do atual governo que estão no comando da cidade há 30 anos. E não haverá renovação, por que não existem opções no mercado. Rio entregue a própria sorte.

  4. HAHAHA!!!
    Quanto ou o que está ganhando para elogiar um cara que está respondendo a processos de milhões roubados durante seus governos trapaceados nas urnas? Tomem vergonha na CARA de PAU. Não enganam mais ninguem a internet chegou pra te desmascarar. Que saco! Ficar chutando cachorro morto como o Crivella que já era faz tempo. Palhaçada.

  5. E saber quê em seu primeiro governo municipal foi considerado o Pereira passos na atualidade, fortíssimo candidato a sucessão do Lula e dá Dilma a presidência dá república, e quê um simples comentário pois tudo a perder,quis fazer graça pára o energúmeno do Lula e se ferrou;dois jovens políticos quê se queimaram pôr cometerem idiotices, Sérgio Cabral pôr ser ladrão e Eduardo paz pôr criancices e alguns respingos dá corrupção do cabral.e só pôr sorte e seu primeiro governo no Rio dê janeiro, consegue se manter no cargo ainda hoje, mais prefeito tudo quê sobe desce o Sr têm quê ter mais seriedade em seu comportamento pois ainda têm um resquício dê infantilidade, uma pergunta porquê o Sr não tenta derrubar essa lei quê só pode ter sido propostas pôr um bando de escrotos evangélicos quê é anistia do IPTUS pelos templos religiosos, isso é uma vergonha mundial, é tirar dos miseráveis e doar aos multimilionários, onde o quê têm a menor conta bancária é algo em torno de 700 milhões e o mais abastado têm uma fortuna dê quase 6 bilhões dê Reais só pode ser idéia desses autos denominados bispos e pastores evangélicos e o pior prefeito dê todos os tempos em todo o Brasil deve está pôr trás disso o famigerado Crivella, são uns verdadeiros ganguesters dessa praga chamada evangélicos e cada vez mais nas tetas dos governos em todos os níveis vergonhoso.

  6. Ganhou por falta de opções dos partidões.
    Foi o menos pior.
    O dia que os partidos botarem algo descente ele perde.
    O Nervosinho é o menos pior.
    Um deboche um cara da classe alta, prefeitinho do Recreio, morador de condomínio em São Conrado fingir que gosta de roda de samba.
    O pior é a classe dos sambistas dar atenção ao ET. Teatro para angariar votos de outras regiões do Rio que ele não atinge.
    Só fala de ano novo e Carnaval.
    Hospitais sem pagar os médicos, enfermeiros e limpeza.
    Mas vamos sambar sem máscara, afinal tá todo mundo vacinado e quem tá vacinado tá curado…
    Vamos apresentar o passaporte e sambar.
    Tá tudo controlado.
    Libera a porra toda pq a cidade tá um brinco.
    A matéria é excelente pq é a pura realidade.
    A falta de opções para aturarmos o Nervosinho que estupra o povo com IPTU, taxas, multa comissionada de trânsito, dentre outras invencionices para arrecadar.
    Onde está a promessa de campanha que iria diminuir o IPTU?
    Acha que esquecemos?

  7. Nervosismo da lava jato não esquecemos de você gastando 252 milhões em propaganda com a Rede Globo. Enquanto isso crianças sem médicos com novo surto de HN1.e você gastou 33mil por metro quadrado construído. Essa matéria deve ser paga.

  8. Nervosismo da lava jato, não esquecemos de você enquanto a poupulacao carioca padece nas emergências dos Hospitais, você gastou 252 milhões em propaganda com a Rede Globo para falar bem do seu governo.R$33 milo metro quadrado das obras do BRT ainda tem gente que defende esse ladrão.

  9. Vcs não tem vergonha na cara! Ajudaram um bandido a se eleger, pactuam com com a insanidade da politica de saúde, ajuda ao Fux a meter a mão no pedágio da Linha Amarela e ainda pede para ele começar algo.
    Plantam melancia e querem colher morangos, elegem bandido e não quer que ele roube, tá de quê?
    É isso aí mesmo, só terá festa e pronto, o resto é só andar pelas ruas.
    Péssimos eleitores só trazem péssimos políticos.

  10. Tinha que ser preso pelas olimpiadas desnecessários q fez, assim como seu amigo lula fez a copa do mundo. O pais é pobre. Vejam sua equipe , olha os caras, . A cidade está abandonada . Rio capital mundial da mendigancia. Esse prefeito sambista adora fazer obras e multar com sua GM q gosta bater em camelôs

  11. Assistirei de camarote a queda desse prefeito,a maldição dos ímpios já caiu sobre ele .Esse sujeito é um mero vendedor de empresas xing ling .O Rj é um lixo,uma latrina á céu aberto,turista no Rj só pode ser retardado.Lembrem-se da foto nervosinho,pezão,Cabral e nove dedos!

  12. Reportagem tendenciosa a favor do prefeito Eduardo Paes e sua patota, os hospitais municipais estão sucateadas e sem profissionais de saúde, pandemia de gripe influenza, as ruas do RJ estão um verdadeiro queijo suíço…. O bairro de Guaratiba entregue as baratas, lixo por todo canto, rios assoreados. O bairro da Praia da Brisa esburacada por causa desse prefeito..

  13. Eduardo paes já esplicou de onde saiu os 240 milhões que foram bloqueados de sua conta? E a mansão em que foi morar no Estados Unidos… Esse cara é igual a Cabral e Lula…

  14. Eduardo Paes tinha era que estar preso!
    Toda a turminha dele já foi!Só falta ele!
    Todo muito do sabe que é não é inocente!
    Mas,é questão de tempo pra casa cair!
    Ainda bem que a minha consciência está limpa sobre isso!Não votei e nunca votarei nele!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui