Se a ousadia dos ladrões de objetos metálicos chocou por quase explodirem um edifício em Botafogo ao roubar canos de gás em funcionamento, na Zona Norte a coisa vai muito pior. A cidade vem sofrendo com o constante e permanente furto de objetos metálicos públicos e particulares, que deixam moradores sem luz, sem internet, e por vezes sem a porta de casa ou as grades que protegem seu edifício. Os casos de furto de hidrômetros e medidores também são muitos.
Os furtos ocorrem a todas as horas do dia, e os bairros da Zona Norte, assim como o Centro, são os mais sacrificados com a audácia destes bandidos que sobrevivem graças a leniência da municipalidade e do estado com relação aos verdadeiros culpados por tudo isso: os ferros-velhos que agem ilegalmente e compram material roubado. Bairros como Vila Isabel e Copacabana chegam a contar com kombis que circulam diariamente, com alto-falantes que gritam: “compro fogão velho, compro ar condicionado velho, compro geladeira velha, compro grade velha, compro metais, pago em dinheiro”. Isso. Ferros-velhos itinerantes.
Tudo isso nas barbas das inoperantes autoridades, que seguem concedendo alvarás de funcionamento para estes negócios que, claramente, seriam capazes de identificar quem está vendendo mercadoria roubada e quem não está. O vereador João Ricardo Ribas (PSC) contou ao DIÁRIO sobre um projeto que tem para proibir a concessão de alvarás para estabelecimentos deste tipo em áreas residenciais: “seria uma forma de dificultar um pouco mais o cometimento destes crimes. Em vários bairros, é só caminhar poucos metros pela rua para encontrar o receptador“.
Na esquina da avenida Marechal Rondon com a rua Paes de Andrade, no bairro do Riachuelo, chega a ser chocante a calma e a tranquilidade dos bandidos. Eles se aproximam de um sobrado verde, histórico, de esquina, e calmamente depenam o prédio, que aparenta estar em bom estado de conservação. Roubam suas portas, e depois a câmera filma os criminosos carregando nada menos do que um enorme reservatório de água, bem no meio da rua. (vídeo acima)
O Rio às traças.
Bom dia,em São Cristóvão junto a entrada da rua Bela, ladrões tiraram e tentaram roubar um sino que por ser muito pesado ficou jogado na porta da igreja.