A poucos dias do primeiro turno, que decide as eleições 2022 para o Legislativo, a maioria dos eleitores ainda não decidiu quem será seu candidato a deputado estadual ou federal. Mas as lideranças da política do Rio de Janeiro parecem já ter uma opinião formada.
Se por um lado os candidatos a Governador não se manifestam de maneira clara em prol de um candidato para não perder a simpatia de outros concorrentes, por outro lado os candidatos a Vice estão claramente fazendo campanha para aliados.
Cesar Maia (PSDB), candidato a vice-governador de Marcelo Freixo (PSB), está na televisão pedindo votos para o seu pupilo Bruno Kazuhiro (PSDB), que faz parte de seu grupo há muitos anos e foi Secretário Municipal de Turismo e secretário de Obras do Estado. E, claro, também apoia sua filha para deputada federal a sua filha, Dani Maia (PSDB), já que seu filho, Rodrigo Maia (PSDB), não veio candidato este ano.
Já Thiago Pampolha (União Brasil), novo Vice de Cláudio Castro (PL), direcionou toda a equipe que estava fazendo a sua própria campanha para deputado estadual para apoiar a candidatura de Rafael Picciani (MDB), que agora se apresenta apenas como Rafael. Ele é filho do falecido Jorge Picciani, ex-presidente da Alerj. Para deputado federal não há nenhum apoio direto, mas há de se imaginar que mantenha tudo em família e o apoio seja em Leonardo Picciani (MDB), atualmente só Leonardo.
Muita gente ligada a Felipe Santa Cruz (PDT), vice de Rodrigo Neves (PSD), simpatiza com a candidatura de Ricardo Menezes (PSD), que foi parceiro de Santa Cruz na gestão da OAB do Rio de Janeiro. Aparentemente ele não tem apoiado diretamente ninguém para deputado federal.
O atual prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), divide suas atenções entre diferentes candidatos, mas nitidamente tem dois preferidos: Guilherme Schleder (PSD) e Eduardo Cavalieri (PSD). E vale para Brasília, onde suas atenções se dividem entre o seu grande amigo Pedro Paulo (PSD) e o ex-secretário de Saúde, Daniel Soranz (PSD).
Já Capitão Nelson (PL), prefeito de São Gonçalo, segunda cidade mais populosa do estado, lançou seu filho, Douglas Ruas (PL), como candidato a estadual. Enquanto o federal é a grande eminência parda do Rio de Janeiro atualmente, o presidente do PL, o todo poderoso Altineu Cortes.
E o grupo que comanda Caxias, terceira maior cidade do estado, que tinha indicado Washington Reis (MDB) como candidato a Vice de Castro, até sua candidatura ser impugnada por problemas judiciais, está com Rosenverg Reis (MDB), irmão de Washington. E mantendo tudo em família, Gutemberg Reis (MDB) é candidato a reeleição como deputado federal.
No dia em que fizerem um debate com canddatos a deputados federais, aí sim teremos um voto consciente. Dado o número crescente de candidatos, isto iria estimular a população a listar os feitos e propostas, e assim cobrar. Vocês poderiam ser o primeiro jornal a organizar um debate popular. Assim trariam um pouco de seriedade ao jornalismo atual de maneira neutra e honrada prestando um serviço à comunidade. Lógico, se não se sentirem incomodados politicamente falando, poisem sabemos que ao tentar promover, alguns políticos tentarão iterferir pra evitar ao máximo.
Nossa! Só pilantra!