Arco do Teles, no Centro do Rio, passa por restauração

Prefeitura iniciou restauração do Arco do Teles, na Praça XV, e ação faz parte do projeto de reconversão e conservação das edificações e monumentos existentes no Centro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

O Centro do Rio de Janeiro é um símbolo de história carioca e brasileira e há inúmeras construções centenárias que permitem um aprendizado sobre o país e sobre nossa civilização. Porém, algumas foram prejudicadas pelo tempo e pelo descaso, como é o caso do Arco do Teles, na Praça XV. O local, que é um patrimônio cultural tombado pelo IPHAN desde os anos 30 e sofreu por anos com a falta de conservação, e viu sua majestosa arquitetura ser perdida e esquecida pelas autoridades públicas. Pichações, adesivação ilegal e depredação deixaram a histórica passagem bastante desmerecida.

Contudo, um vento de renovação será dado ao lugar, pois a Prefeitura do Rio de Janeiro, iniciou, na última sexta-feira, a restauração do Arco. A iniciativa acontece pelo decurso de nosso bicentenário. Através do projeto Reviver Centro, o coração do Rio está começando a perder sua cara exclusivamente comercial (que só funcionava 8 horas por dia, e só durante a semana) e entrar em um ritmo diferente, de uso misto, também com moradias e vizinhança ativa, e saem ganhando também os patrimônios históricos do Centro, que irão passar por reformas e restaurações.

O Reviver Centro é uma ação da Prefeitura, sancionada em 14 de julho do ano passado, 2021, e estabelece diretrizes para a requalificação urbana, ambiental e incentivos à reconversão e conservação das edificações existentes e à produção de unidades residenciais. A construção de novas moradias e a transformação de uso de prédios ociosos aproveitam o grande potencial de infraestrutura.

O plano urbano criou alguns incentivos ficais, como a suspensão de dívida ativa e a isenção de IPTU para novos empreendimentos na área e os estímulos deram certos, pois de acordo com Thaís Garlet, arquiteta, urbanista e gerente de planejamento do Centro, em um ano, o número de pedidos de licença para edifícios residências superou todos os registrados na última década. Ao estimular o retrofit de edificações, o plano urbano aponta também para o menor consumo de materiais pela construção civil, gerando impactos positivos em toda sua cadeia produtiva.

Advertisement

“O Reviver Centro é um programa inovador para recuperar o Centro do Rio do esvaziamento em que se encontrava. Nosso objetivo é estimular a retomada econômica, social e cultural da área. Estamos fazendo ações para atrair mais moradores e promover a diversidade de acesso à moradia. Em um ano, já temos mais de duas mil unidades residenciais entre licenças concedidas e pedidos de licenças. Este número é superior ao verificado ao longo dos últimos 10 anos”, afirmou o prefeito Eduardo Paes.

Uma região, no Centro, que vem sendo bastante beneficiada pelo projeto é o Porto Maravilha. Em julho, o Reviver recebeu oito pedidos de licença para a construção de prédios residenciais na região. A construção dos empreendimentos resultará em 4.964 novos apartamentos para aproximadamente 18 mil moradores.

Na época, a construtora Cury obteve 4 licenças, das 8 concedidas. Pelos cálculos da empresa serão mais de 3.000 unidades habitacionais entregues. O vice-presidente da Construtora Cury, Leonardo Mesquita, destacou que o Porto Maravilha é um ótimo local para os projetos da construtora, que vê na região inúmeros atrativos altamente benéficos para a qualidade de vida daqueles que ali residirão.

“Nós acreditamos no potencial residencial do Porto Maravilha, pois essa é uma região que tem todos os atrativos para proporcionar excelente qualidade de vida a seus moradores,” afirmou Leonardo Cury.

Leonardo ainda explica que o esvaziamento do Centro não FOI natural e sim atráves de proibições. “As antigas legislações acabaram coibindo uma vida urbana dentro desse eixo comercial. O Centro, porém, tem uma vocação residencial muito forte graças a toda infraestrutura que já está ali, em forma de serviços e aparelhos culturais”, conclui Mesquita.

Premiação

Além de restaurar a história do Rio, gerar novos empregos, morarias e uma melhoria de vida para a população, o Reviver Centro também gerou indicação em premiações internacionais. Em agosto, a cidade do Rio de Janeiro foi selecionada como finalista da Premiação C40 Cities Bloomberg Philanthropies Awards 2022, com o Plano Urbano Reviver Centro.

A premiação celebrou os projetos mais ambiciosos e impactantes do mundo no enfrentamento da crise climática. Concebido para promover a recuperação urbana, social e econômica da área central, o Reviver Centro foi um dos 20 projetos escolhidos pela premiação, que tinha como tema “Unidos na Ação”.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Arco do Teles, no Centro do Rio, passa por restauração
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui