O deputado federal Marcelo Freixo (PT-RJ) foi oficializado, na última quinta-feira, (12/01), como novo presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), vinculada ao Ministério do Turismo.
A indicação de Freixo para o cargo já tinha sido anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas ainda não tinha sido formalizada no Diário Oficial da União.
Freixo terá um mandato de quatro anos à frente da agência. A nomeação na Embratur é assinada pelo presidente Lula e pela ministra do Turismo, Daniela Carneiro.
Embratur é uma autarquia especial do Ministério do Turismo responsável pela execução da Política Nacional de Turismo. Ou seja, realiza à promoção, marketing e apoio à comercialização dos destinos, serviços e produtos turísticos brasileiros no mercado internacional.
A edição extra publicada de quinta trouxe também a exoneração de Gilson Machado Neto do comando da agência. Ele também foi ministro do Turismo no governo Jair Bolsonaro.
Filiação ao PT
Após sua derrota ao Governo do Estado do Rio de Janeiro, Marcelo Freixo, anunciou, no último dia 4 de janeiro, sua saída do PSB e filiação ao PT. Freixo estava no PSB há apenas 6 meses. Antes disso, passou 16 anos filiado ao PSOL.
Pelo Twitter, Freixo agradeceu o apoio recebido pelo PSB e seu presidente durante a corrida eleitoral de 2022.
O que ele entende de turismo hein?
Este petista tava procurando uma boquinha no governo e finalmente encontrou, mas sem o voto popular.
psb?? nunca foi…. baba ovo do looooooola