Um assunto cada vez mais discutido na educação é o uso de tecnologias para intermediar o processo de ensino e aprendizagem. Um exemplo de iniciativa nesse sentido é o Instituto Vini.Jr, que entrou com tudo nesse debate, apoiando escolas públicas levando a tecnologia do aplicativo BASE para auxiliar no dia-a-dia das salas de aula.
O Censo Escolar 2022, divulgado recentemente, levantou informações importantes sobre as escolas de ensino básico de todo o país, tornando possível saber, por exemplo, quais escolas possuem computadores, televisões e internet disponíveis para os alunos. O Instituto Rio21 fez um mapeamento desses aspectos para as escolas cariocas.
A maioria das escolas (91,44%) possui equipamento de televisão. Se verificarmos os percentuais por dependência, todas as escolas federais da cidade possuem esse equipamento.
No que diz respeito a computadores de mesa, o cenário é um pouco diferente. Mais de 60% das escolas em todos os níveis possuem computadores, em especial as federais. Ainda assim, muitas escolas não possuem esse equipamento para que os estudantes possam utilizar:
O caso do acesso à internet chama ainda mais atenção. Nesse caso, a maioria das escolas não possui internet disponível para os alunos. A única exceção é no caso das escolas federais, mas o número dessas escolas é relativamente pequeno quando comparado aos outros tipos de dependência.
Esse quadro geral nos informa, por exemplo, que mesmo que a maioria das escolas ofereçam computadores para uso dos alunos, algumas delas não oferecem internet para que seu uso seja mais proveitoso.
Além disso, a falta de acesso à internet dificulta, de forma geral, a inserção de novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, limitando, inclusive, os planos de ensino dos professores.
Esta é a terceira matéria do Instituto Rio21 com análises dos dados do Censo Escolar 2022. As outras matérias podem ser acessadas através dos links a seguir: