O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) está sendo alvo de inúmeras reclamações. O órgão, que é responsável pela análise de apreciação e autorização de licenças para restauro e construção no Brasil, ainda não conta com atendimento presencial. A situação tem atrasado intervenções e construções de inúmeros empreendimentos.
Preocupado com a situação, o deputado Júlio Lopes (PP) decidiu notificar a presidência do IPHAN cobrando explicações sobre a inexistência de atendimento presencial do órgão, diante do retorno do estado de normalidade sanitária no Brasil.
“Não dá para entender como um órgão da importância do IPHAN não possua, em março de 2023, um atendimento presencial. Fica complicado, pois ninguém consegue marcar uma audiência que seja pelo atendimento virtual do órgão, o que atrasa inúmeras obras,” disse o deputado, complementando que espera o restabelecimento do retorno presencial do órgão, após a emissão da notificação. “Estamos notificando a direção do IPHAN para que ela reestabeleça o mais rápido possível o atendimento presencial, fazendo com que as demandas sejam discutidas e resolvidas com rapidez olho no olho. Isso é um verdadeiro absurdo,” completou Júlio Lopes.
As informações são da rádio Tupi.