No dia 19 de junho é comemorado o Dia do Cinema Brasileiro. O DÁRIO DO RIO publicou uma matéria com filmes que se passam em nossa cidade e estado. Mas, você, querido leitor, querida leitora, sabe o motivo desta celebração? A gente explica.
Em 1898, o italiano Afonso Segreto filmou “Uma vista da Baia de Guanabara”, considerado o primeiro filme feito no Brasil. As imagens foram captadas nesta data e o dia 19 de junho passou a ser o de celebração ao nosso cinema.
O filme se tratava de um registro cinematográfico, de menos de um minuto, feito com um aparelho chamado cinematógrafo, mostrando as belezas da Baía de Guanabara e da região portuária do Rio de Janeiro. Infelizmente, os registros de Segreto se perderam com o tempo e não podem ser vistos hoje em dia.
O cinematógrafo, considerado como um aperfeiçoamento feito pelos irmãos Lumière do cinetoscópio de Thomas Edison, servia para registrar imagens e as projetar sobre uma tela.
Cinematógrafo
A primeira exibição de um filme no Brasil foi na Rua do Ouvidor. Aconteceu dois anos antes da filmagem feita por Afonso Segreto. Contamos essa história aqui no DIÁRIO DO RIO.
Desde sempre, o Rio de Janeiro é uma cidade cinematográfica. Isso não dá para negar.