A Comlurb terá uma verdadeira operação de guerra para combater os “mijões” durante o Carnaval de Rua do Rio. A Riotur anunciou nesta quinta-feira (11/01), que a companhia de limpeza urbana usará dois mil litros de essência de eucalipto concentrada que será diluída na água dos carros-pipa e usada para perfumar as ruas após a passagem do bloco. O objetivo é inibir o cheiro de xixi que toma conta das vias nos dias de folia.
O método não chega a ser uma novidade. No Réveillon, foi usada essência de lavanda para neutralizar o odor proveniente da urina nas esquinas da cidade. A ideia da Comlurb no Carnaval é cobrir também as áreas dos blocos não oficiais. Contudo, Flávio Lopes, presidente da companhia, destaca que o plano de limpeza não inclui desfile dos blocos não autorizados pela prefeitura. O DIÁRIO DO RIO já divulgou a agenda completa com data e horário de cada bloco que irá desfilar pela cidade.
Vale lembrar que quem for flagrado urinando nas ruas no Carnaval poderá pagar multa de até R$ 773,65. O mesmo vale para aqueles que sujarem as vias com lixo. Nesse caso, a penalidade será de R$ 282,38. A Comlurb contará com 2.450 garis por dia. Os foliões serão fiscalizados por 80 agentes do lixo zero.
Segundo o presidente da Comlurb, esse ano haverá a operação “Caçadores de blocos” para organizar e limpar as ruas após a passagem dos blocos não autorizados pela prefeitura. Como esses blocos não têm permissão, não constam no cronograma da prefeitura, que conta com um grande esquema de limpeza.
“Sobre a questão da sujeira que fica nos blocos não oficiais: é muito difícil se organizar. Mas nós temos uma operação de ‘caçadores de blocos’, onde tentamos localizar e vamos atrás. Não vamos deixar a cidade suja”, disse
Ao todo, a capital fluminense terá 453 desfiles este ano, sendo que dez deles são megablocos, com previsão de pelo menos 100 mil foliões em cada.