Marketing: filmes personalizados revertem mais lucro aos anunciantes

Na contramão dos filmes padronizados e pré-gravados, que podem ser utilizados para qualquer marca, a produção audiovisual personalizada fideliza os consumidores, que estão cada vez mais exigentes

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O consumidor moderno é muito bem informado e valoriza o processo de fabricação e a origem dos produtos que consome. Quantas pessoas já não deixaram de consumir determinada marca quando ficaram sabendo da sua relação com testes em animais, práticas não sustentáveis e formas de contratação duvidosas? Por isso, as empresas precisam ser cada vez mais transparentes quanto ao seu posicionamento, já que essa característica, casada com a era das redes sociais, faz com que as marcas corram o risco de serem “canceladas” por qualquer deslize, inclusive na produção de seus filmes publicitários. 

De acordo com uma pesquisa realizada pelo ElectronicsHub, o brasileiro permanece, em média, 9 horas e 32 minutos por dia em frente às telas. Por outro lado, a grande quantidade de anúncios audiovisuais veiculados dificulta a absorção das mensagens publicitárias. Isso exige que as produções sejam personalizadas, ou seja, estruturadas estrategicamente a partir do posicionamento e da identidade da marca, mais direcionadas ao seu público-alvo e, principalmente, mais criativas. 

Produção em massa x personalização

Com o fácil acesso a estúdios e equipamentos de filmagens, nos últimos anos surgiram algumas plataformas que disponibilizam vídeos pré-prontos – muitas vezes com as celebridades do momento – para a utilização em anúncios com um baixo custo para a marca. 

Em um primeiro momento, ter o galã da novela das 21h em seu anúncio pode brilhar os olhos de uma empresa varejista de pequeno a médio porte, por exemplo. No entanto, como esses vídeos pré-gravados são adquiridos por empresas de todo o Brasil, a credibilidade da marca começa a correr riscos. Isso acontece porque, como os consumidores estão cada vez mais exigentes e bem informados, muito provavelmente eles irão perceber que aquele vídeo é utilizado em anúncios de várias marcas ao mesmo tempo – muitas vezes até do mesmo setor e concorrentes. 

Apesar de estar em franca expansão – de acordo com dados da Ancine, o número de registros de obras publicitárias audiovisuais aumentou 2,4% entre 2021 e 2022 no Brasil -, o setor está sendo prejudicado por essa produção em massa, que míngua as oportunidades de investimento em filmes personalizados e também não cumpre o objetivo da anunciante de estar mais próxima do seu consumidor.

Segundo uma pesquisa da Eventbrite, 79% dos consumidores também preferem investir em experiência. Neste sentido, os filmes publicitários precisam ser cada vez mais únicos, explorando as ferramentas tecnológicas que auxiliam no processo criativo. Isso faz com que o sentimento e a experiência gerados por essas produções sejam determinantes para a escolha do público pelas marcas que serão consumidas. 

Assim, é essencial que tanto os gerentes de marketing das empresas, quanto as agências de publicidade estejam cientes da importância da produção audiovisual publicitária personalizada e bem estruturada de acordo com a missão e os valores da empresa. Isso irá alavancar a boa imagem e o engajamento da marca perante seu público e, consequentemente, mantê-la cada vez mais competitiva no mercado. 

Com informações de Rodolfo Rufeisen – diretor da produtora audiovisual Paprika Filmes

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Marketing: filmes personalizados revertem mais lucro aos anunciantes
Renata Granchi
Renata Granchi é jornalista e publicitária com mestrado em psicologia. Passou pela TV Manchete, TV Globo, Record TV, TV Escola e Jornal do Brasil. Escreveu dois livros didáticos e atualmente é diretora do Diário do Rio. Em paralelo, presta consultoria em comunicação e marketing para empresas do trade.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui