Recentemente, a Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, na região central do Rio de Janeiro, foi palco de um momento emocionante e importante para o catolicismo, em consonância com a política inclusiva defendida pelo Papa Francisco, dentro do que a tradição milenar católica permite.
A pequena Héloise Vaughn Clara, de apenas 15 dias de vida, foi batizada pelo Padre Victor Hugo Nascimento na igrejinha dos Mercadores, recém restaurada. Ela é filha do casal Nicolas Sestier e Rodrigo Pereira. A celebração, que contou com a presença dos padrinhos e amigos dos pais, teve música sacra tocada no órgão e terminou com a tradicional música ”La Vie en Rose”, de Edith Piaf, sendo cantada, uma vez que um dos pais é francês.
”É curioso, pois os pais vieram falar conosco com um certo pudor, perguntando se era possível uma celebração sendo os pais do mesmo sexo. Pois o processo deles foi normal. A igreja está aberta sempre. Não tenham receio”, diz o Padre Victor Hugo, que também atua no Santuário Cristo Redentor. O caso foi contado pelo jornal O GLOBO, através do jornalista Ancelmo Gois.
”O resgate de um documento assinado pelo Papa Francisco, em 2023, ajuda a entender essa questão. Ao falar sobre o tema, o Papa disse que ‘a Igreja não é alfândega para escolher quem receberá o batismo’ e que ‘toda criança tem o direito de receber o batismo’. A criança não escolhe a família. A Igreja está aberta a todos”, concluiu o religioso, ressaltando que outros casais homoafetivos também procuraram a capela – que pertence a uma Irmandade Católica – para batismos.
Segundo a doutrina católica, o batismo é um sacramento que marca a entrada da pessoa na religião. E este sacramento não pode ser negado a ninguém por conta da situação dos pais.
A igreja
Localizada na tradicional Rua do Ouvidor, perto da Praça XV, a Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores foi reformada e reabriu em junho de 2023, com missa solene que contou, inclusive, com a presença do prefeito Eduardo Paes.
A revitalização do espaço contou com a liderança de Claudio André de Castro, diretor da Sérgio Castro Imóveis, empresa bastante atuante no Centro do Rio, e viralizou com o casamento da influencer Fernanda Duarte, que, vestida de noiva, atravessou – aplaudida – uma multidão de foliões que participavam de uma festa com roda de samba na histórica Livraria Folha Seca, vizinha da igreja, que teve seu relógio histórico consertado após 101 anos parado. Os sinos da Igreja também foram restaurados e passaram a tomar automaticamente, de hora em hora.
No local, fieis e visitantes dispõem, além dos serviços religiosos costumeiros, de programação cultural nos fins de semana. As missas acontecem diariamente, sempre às 12h (de Brasília), exceto nos feriados.
Vale ressaltar que as celebrações de sábado e domingo são especiais e solenes, com o ofício sendo realizado totalmente em latim, no rito de São Paulo VI, com acompanhamento de música clássica e a presença do Coral Astorga, da cantora soprano Juliana Sucupira.