Em menos de 2 anos, Super Centro Carioca de Saúde fez 1 milhão de atendimentos

Complexo de saúde municipal aumentou em 30% o número de vagas no SISREG, que saiu de 799.591 para 2.519.342 vagas, em 2023

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
No Super Centro Carioca de Saúde são realizados consultas, exames e cirurgias - Beth Santos /Prefeitura do Rio

Em apenas um ano e meio de funcionamento, o Super Centro Carioca de Saúde, em Benfica, na Zona Norte, realizou 1 milhão de consultas, exames e cirurgias. Integrado por três unidades: o Centro Carioca de Especialidades (CCE), o Centro Carioca do Olho (CCO) e o Centro Carioca de Diagnóstico e Tratamento por Imagem (CCDTI), o complexo aumentou em 30% o número de vagas no SISREG, que saiu de 799.591 para 2.519.342 vagas, em 2023, promovendo um recuo no tempo de espera nos últimos quatro anos, de 160 para 73 dias. Para 2024, a Prefeitura espera bater a meta de 3 milhões de vagas no SISREG, com tempo médio de espera de 70 dias.

Somente o CCO, que é referência também no tratamento de glaucoma, já realizou mais de 550 mil atendimentos, entre cirurgias e exames. Com abertura da unidade, o tempo de espera por uma cirurgia de catarata, que em 2020 era de 230 dias, caiu para 78. Na oftalmologia pediátrica, a espera por uma consulta passou de 547 para 65 dias, entre 2020 e 2024. O Centro também conta com a Ótica Carioca, que faz a dispensação de óculos de grau para os pacientes da unidade.

Sema acesso à leitura, seu passa tempo preferido, Joana D’arc da Silva, de 68 anos, fez uma cirurgia de catarata no Centro Carioca do Olho, recobrando a visão sem intercorrências.

“Operei aqui no CCO tem cinco meses e meu Deus, é tão bom voltar a ler. Fazer palavras cruzadas. Hoje vim fazer uma consulta de rotina, é ótimo ser encaminhada para cá de novo”, comemorou Joana.

Desde a sua inauguração, o Centro Carioca de Especialidades, que reúne 18 especialidades médicas e seis odontológicas, já realizou mais de 317 mil consultas. A unidade tem ampliado o acesso a consultas de ortopedia, pneumologia, angiologia, alergologia, nefrologia, cardiologia, neurologia, urologia, reumatologia e proctologia. As consultas em ortopedia, por exemplo, passaram de 11 para 70 mil, gerando uma redução no tempo médio de espera de 322 dias para 64, nos últimos quatro anos.

No Centro Carioca de Diagnóstico e Tratamento por Imagem foram feitos mais de 320 mil atendimentos. Tamanha atividade resultou na diminuição da espera para exames, como ecocardiografia transtorácica, de 298 para 59 dias; densitometria óssea, de 324 para 23 dias; e doppler venoso, de 328 para 82 dias.

Usuária do Super Centro, Valdirema Cunha de Oliveira, de 70 anos, além de elogiar o atendimento do complexo, também manifestou satisfação com o serviço de transporte dos pacientes.

“Já vim fazer uma ressonância magnética aqui, foi tudo maravilhoso. Além disso, adorei o Super Ônibus. Eu, que moro longe, preciso vir de trem e depois foi só pegar o ônibus. Hoje vim fazer uma consulta no gastroenterologista, mas meu filho me trouxe. Esse transporte realmente ajuda quando precisamos”, disse a Valdirema

O Super Centro funciona de segunda a sexta, das 7h às 20h; e aos sábados, das 8h às 20h.

Super Ônibus: facilidade de acesso ao complexo de saúde

Além das mais de 20 linhas convencionais que abastecem a região do Super Centro Carioca de Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) opera uma linha especial para atender exclusiva e gratuitamente os pacientes do complexo. Para usar o serviço, basta apresentar o comprovante de marcação do procedimento ou consulta. Cada paciente pode levar um acompanhante.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Em menos de 2 anos, Super Centro Carioca de Saúde fez 1 milhão de atendimentos

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui