Malu Pessoa Loeb inaugura exposição “Fazer Litoral” no Ateliê 31

Mostra reúne 65 obras que exploram migrações, extrativismo e questões femininas através de esculturas, pinturas e objetos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
lapso 2024 da série Itera cera de abelha e flor de pitaya no suporte de bamboo 18 Ø cm

A artista visual Malu Pessoa Loeb estreia sua exposição individual “Fazer Litoral” no Ateliê 31, no Rio de Janeiro, no dia 11 de outubro de 2024. A mostra, com curadoria de Shannon Botelho, ficará aberta ao público até 16 de novembro e reúne 65 obras que incluem esculturas, desenhos, pinturas e objetos, explorando temas contemporâneos como migrações e extrativismo, com o feminino como conceito central.

“Fazer Litoral” é uma exposição que cria um espaço de continuidade e conexão entre as obras, onde cada peça se ressignifica constantemente, como as marés do litoral,” explica a artista. Malu Pessoa Loeb utiliza materiais como cerâmica, cera e tinta para dar vida a suas criações, que exploram a dualidade entre o residente e o invasor, representada simbolicamente pela fruta pitaya.

Exposição como “corpo instalativo”

A mostra conta com uma instalação que envolve 65 peças, entre elas sete esculturas, 40 trabalhos em papel, três desenhos e 15 telas, que trazem uma tridimensionalidade evidenciada pelas técnicas utilizadas, como encáustica e tinta óleo. A série ITERA, uma das principais da exposição, aborda a pitaya em suas várias fases – planta, flor e fruto –, representando a travessia de fronteiras e a adaptação em novos territórios.

As esculturas, feitas de espuma de poliuretano, parafina, cera de abelha e barro de oferente, estarão dispostas em pedestais de ferro e madeira pelo espaço expositivo, dialogando com as pinturas e desenhos de forma simbólica. Uma das esculturas inclui uma planta de pitaya, reforçando a ideia de apropriação e pertencimento.

“As formas e imagens de Malu Loeb possuem um mistério particular, provocando uma interação sensorial entre obra e visitante, onde o tempo e o espaço se dilatam, criando um hiato entre o real e a sublimação da dor e da agonia que atravessam a existência”,” conclui o curador Shannon Botelho.


Serviço

Exposição: Fazer Litoral – Malu Pessoa Loeb
Curadoria: Shannon Botelho
Abertura: 11 de outubro de 2024, das 16h às 20h
Período de visitação: Até 16 de novembro de 2024
Horário: Terça a sexta-feira, das 13h às 18h
Local: Ateliê 31 – Rua México, 31, sala 1003, Cinelândia, Centro, Rio de Janeiro – RJ
Entrada: Gratuita

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Malu Pessoa Loeb inaugura exposição "Fazer Litoral" no Ateliê 31
lapa dos mercadores 2024 Malu Pessoa Loeb inaugura exposição "Fazer Litoral" no Ateliê 31

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui