A CET-Rio divulgou um relatório das principais regiões que sofreram com falhas em sinais de trânsito causados pelo furto de cabos entre janeiro de 2021 a fevereiro de 2025. O levantamento foi encomendado pela rádio CBN.
A Grande Tijuca é a que teve mais furtos, com 116 semáforos roubados e 81.949 cabos furtados nos bairros: Alto da Boa Vista, Andaraí, Grajaú, Maracanã, Praça da Bandeira, Tijuca, Vila Isabel e Rio Comprido.
A região da Zona Norte ficou em segundo lugar, com 81 sinais de trânsito saqueados e 36.328 de cabos roubados. Em terceiro lugar, a região do Grande Meiér, que abrange 18 bairros. Os roubos ao longo dos anos somam 78 semáforos e 69.442 cabos furtados.
Em quarto lugar, o Centro com 66 semáforos roubados e 23.110 cabos furtados ao longo de 2021 a fevereiro de 2025. São Cristóvão ficou em quinto lugar, com 28 semáforos e 31.098 cabos saqueados na região. Em sexto lugar, ficou a região da Zona Oeste, com 11 sinalizadores e 14.727 cabos roubados na região.
Os bairros da Barra da Tijuca e Jacarepágua estão em sétimo lugar, com 9 semáforos furtados e 27.110 cabos roubados. Em último lugar, ficou a Zona Sul, com 9 sinais de trânsitos e 3.524 cabos saqueados.
Era de se esperar.
É a região mais esquecida pelos governos instituídos.
Roubalheira de cabos e fios de energia está virando um campo fértil para esses delinquentes, e parece que ninguém está sendo punido. Na minha rua, no mês passado, a metade das casas amanheceram sem energia e os moradores pensaram que era falha elétrica, mas era todos os fios nesse trecho da rua havia sido furtados na madrugada.
E vai acontecer o que? Repressão zero e mais cabos serão roubados. Se punir ou dar um “guenta” nas vítimas da sociedade, nem prende. Batom, sanduíche e bíblia usado pela pessoa com a cor de roupa errada, esses sim, vão pro suadouro.