Abertura não oficial do Carnaval leva milhares de foliões às ruas do Rio no fim de semana

Blocos e cortejos não autorizados pela prefeitura desfilaram pela cidade e fizeram a alegria de cariocas e turistas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Carnaval de Rua do Rio (Foto: Rodrigo L. de Souza)

Quem passou pelo Centro do Rio neste fim de semana imaginou que o Carnaval já estava acontecendo na capital fluminense. Milhares de foliões tomaram as ruas da região para celebrar a abertura não oficial da maior festa popular do mundo. Os blocos que desfilaram e fizeram a alegria de cariocas e turistas não tem autorização da prefeitura para se apresentar, mas garantiram muita alegria no primeiro fim de semana do ano.

A região da Praça XV, foi o ponto de encontro de boa parte dos carnavalescos. Na tarde de ontem, diversos blocos, como o Vem Cá Minha Flor, Me Enterra na Quarta, Planta na Mente, Lança Perfume, Só Toca Bloco, Que Pena Amor, Biquínis de Ogodô, Enxota Que Eu Vou e O Baile Todo, formaram o tradicional Boi Tolo, estrela da festa e um dos mais procurados pelos foliões. O Centro do Rio, aliás, vai concentrar a maioria dos desfiles do Carnaval de Rua nesse ano.

As celebrações foram marcadas por um dia de céu azul, temperatura amena para os padrões do nosso verão, e muitas fantasias nas ruas. Mesmo fora do calendário oficial, pessoas de todas as tribos lotaram as vias do eixo Centro-Zona Sul com música e disposição, para celebrar o Carnaval do Rio. Perto dali, na icônica Sapucaí, arquibancadas ficaram cheias para ver os ensaios de Porto da Pedra e Mocidade Independente de Padre Miguel.

A diferença mais que salta a vista dos “blocos informais” para os 453 com o aval da prefeitura está na estrutura. Os oficiais, que já começam a sair às ruas no próximo fim de semana, contam com segurança, agentes de trânsito, sinalização, atendimento médico e, este ano, ilhas de hidratação fruto de parceria com Cedae. Nada disso foi visto, ontem, nos cortejos que cortaram a cidade. Em alguns pontos, foi possível observar carros da Polícia Militar no entorno da folia.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Abertura não oficial do Carnaval leva milhares de foliões às ruas do Rio no fim de semana
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui