Nesta quinta-feira (28/11), o bairro de Vicente de Carvalho, na Zona Norte da cidade, recebeu uma ação de ordenamento e fiscalização do comércio ambulante da região, realizada pela Coordenadoria de Controle Urbano (CCU), pertencente à Prefeitura do Rio.
Os agentes atuaram nos arredores da estação de metrô do bairro no intuito de organizar o espaço público e atender às denúncias de cidadãos registradas nos canais de atendimento da Prefeitura.
A ação conjunta, apoiada por órgãos como Guarda Municipal e Comlurb, resultou na apreensão de 402 itens comercializados de maneira irregular e 410kg de frutas e doces na mesma condição. Entre o que foi recolhido, estão roupas, bebidas diversas, lonas, manequins e quinquilharias, além de uma mesa de ferro e uma carroça.
”Os agentes fiscalizaram 12 ambulantes autorizados. Aqueles que estavam irregulares foram orientados a desocupar o espaço e buscar regularização junto à Prefeitura”, destacou o coordenador de Controle Urbano, Eduardo Furtado.
As frutas apreendidas na operação foram levadas para doação à Associação Beneficente Projeto Elikya (ASBEPE). A instituição faz parte da lista de entidades que estão registradas na CCU para receber alimentos e itens irregulares apreendidos nas ruas da cidade. Dentre os cadastrados, estão escolas, abrigos e asilos. Os demais itens foram direcionados ao Depósito Público Municipal, em Bonsucesso, também na Zona Norte.
As instituições interessadas em receber doações devem encaminhar um ofício para a sede da Coordenadoria de Controle Urbano, localizada na Rua Ministro Hélio Beltrão, nº 50, na Cidade Nova, ou para o Depósito Público Municipal, na Avenida dos Campeões, nº 295, em Bonsucesso. O documento deve informar a demanda do local e a quantidade de pessoas atendidas.
O bairro de Vicente de Carvalho está incluído no programa Ambulante Legal, cujo objetivo é organizar e facilitar a identificação dos ambulantes autorizados a trabalhar na cidade, propondo, inclusive, a implantação de políticas públicas de qualificação profissional aos trabalhadores.
Tá precisando fazer um choque de ordem desse na Praça Sans Pena, pois faz tempo que virou feira livre e imagine que o Cezar Maia teve o maior trabalho para organizar. Fez o Camelódromo e agora???