Rio 2016 também é época do Rio de Janeiro ser homenageado das mais diferentes formas. A Adidas encontrou um jeito de botar a carioquidade dentro de um tênis. O tênis escolhido foi, o Superstar que nasceu nas quadras de basquete e logo ganhou o mundo figurando no streetsyle de grandes nomes da música, skate e moda. Em 2015, ele despontou como um dos sneakers que melhor traduziu a tendência normcore – ou moda effortless -, e agora em 2016 é o eleito da marca para homenagear o Rio. O tênis deve custar entorno de R$ 399,00.
Para traduzir a cidade em um tênis foram escolhidos o fotógrafo Fernando Schlaepfer, a produtora cultural Gessica Justino, o designer e sneakerhead Hayala Garcia e a diretora criativa Marcela Ceribelli contribuíram para traduzir toda a diversidade da cidade em nosso ícone, discutindo de que forma poderiam inserir a cultura, moda e estilo de vida do Rio em um calçado para o dia a dia.
Hayala Garcia, que contribuiu com ideias para o design do modelo, fala sobre a conexão entre o tênis e a cidade que lhe conferiu nome: “O Rio de Janeiro vende alegria. É um lugar que inspira a todo momento, seja por conta das cores, das pessoas, da geografia… Natureza e asfalto estão sempre lado a lado, e isso reflete no lifestyle do carioca e na sua maneira de se vestir. Com simplicidade e poucas cores, usamos a referência do mar – considerado pelos cariocas o espaço mais democrático – em uma peça clássica”.
Também para Marcela Ceribelli, mais uma integrante do grupo convidado, o Superstar “se encaixa perfeitamente à alma da cidade, por ser um modelo emblemático que se reinventa constantemente”. “Vemos as cores dessa versão especial – azul, branco e cinza – todos os dias na cidade, onde convivem beleza e caos. Aqui é um lugar para ser vivido na essência”, complementa.
Dentre os detalhes que fazem o modelo tão especial, está a sola sustentável, cuja constituição possui 8% de material reciclado, proveniente de uma borracha exclusiva da adidas que recebe um processo de fabricação livre de desperdício. Outro aspecto ecofriendly é o corpo em couro que recebe tratamento controlado, deixando de fora elementos tóxicos que podem agredir a saúde do usuário e o meio ambiente. Toda a composição do sneaker segue a política de responsabilidade social global da adidas.