O Aeroporto Internacional do Rio, na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio, vai passar contar com mais voos a partir de outubro. O anúncio acontece após a discussões envolvendo o Aeroporto Santos Dumont, que deve passar por restrições no número de pousos e decolagens no mesmo mês.
Apenas a GOL Linhas Aéreas vai ter 22 rotas a partir do Galeão. Segundo a empresa, as cidades de Campinas, Caxias do Sul, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre passam a se conectar com a capital fluminense por meio do Galeão. No dia 29, vai ser a vez da cidade catarinense de Navegantes contar com operações a partir do aeroporto carioca.
Além disso, a GOL vai seguir com com voos diretos a partir do Galeão para Aracaju, Belém, Brasília, Fortaleza, Foz do Iguaçu, João Pessoa, Maceió, Manaus, Natal, Recife, Salvador e São Paulo. Para rotas internacionais, estão mantidos os voos para Buenos Air e Córdoba, na Argentina.
De acordo a companhia, os clientes com passagens já adquiridas a partir de outubro de ou para o Santos Dumont e que tiverem os voos alterados, vão informados pelos canais de contato deixados nas reservas.
Já a LATAM vai iniciar nos próximos dias as vendas de passagens aéreas para Porto Seguro e para a rota sazonal Galeão-Caxias do Sul, que segundo a empresa, vai ser aberta ainda em 2023.
Em julho, a empresa já havia ampliado de 1 para 2 voos diários a operação da rota Galeão-Fortaleza e, em novembro, vai ampliar de 7 para 11 os voos semanais a operação Galeão-Brasília. Atualmente, a LATAM opera 146 voos domésticos em média por semana no aeroporto para outros quatro terminais: Brasília, Foz do Iguaçu, Fortaleza e São Paulo/Guarulhos.
Em relação ao mercado internacional, a empresa opera atualmente com rotas para Buenos Aires, Lima e Santiago.
A Azul informou que também estuda ampliar voos diretos do Galeão para cidades do Nordeste, mas ainda aguarda a definição para divulgar mais detalhes da operação. Atualmente, a empresa realiza, em média, 24 voos por semana para o Rio de Janeiro, a partir de Campinas e Recife.
Será preciso urgentemente agilizar os meios de transporte rápido do Centro para o Galeão, uma linha com VLT suspenso com CERTEZA irá contribuir muito com o acesso, à Linha Vermelha e à Avenida Brasil NÃO oferecem segurança…sem contar com os engarrafamentos nos feriadões…eu sou Taxista uma vez peguei um passageiro no Centro da cidade aproximadamente às 15:00 hrs o vôo era às 19:00hrs e ele perdeu o vôo, tudo por causa de um atropelamento com óbito na linha Vermelha no acesso à Rodovia Washington Luís…o trânsito deu um nó, mesmo tentando acessar pela Cidade Universitária…portanto devido à estes inconvenientes seria muito um monotrilho suspenso ou uma linha rodoviária da praça XV para o Aeroporto do Galeão e vice-versa…?
Muito ruim, ter que encarar a linha vermaleha, av. Brasil, linha amarela um péssimo negócio, noticia muito ruim!