A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação (SMDEIS) e a Subprefeitura da Zona Sul, órgãos atrelados à Prefeitura do Rio de Janeiro, receberam em suas dependências, sete alunos do curso de economia da Escola Brasileira de Economia e Finanças da Fundação Getúlio Vargas (FGV EPGE), para a realização de um estágio de inverno, que ocorreu entre os dias 10 e 21 de julho. Os estudantes foram divididos em dois grupos, os quais passaram uma semana na SMDEIS, e outra na Subprefeitura da Zona Sul.
Na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, os alunos conversaram com a equipe técnica do secretário Chicão Bulhões e visitaram as obras do Porto Maravalley.
“É uma oportunidade muito boa para esses jovens conhecerem o dia a dia da Administração Pública, como os projetos são feitos, os estudos que embasam as decisões do prefeito. Estamos caminhando para ser a capital da inovação da América Latina, e esses alunos puderem ter a vivência de como estamos fazendo para chegar nesse objetivo”, afirmou Chicão Bulhões.
Na etapa de instrução realizada na Subprefeitura da Zona Sul, os estagiários participaram do cronograma de operações nos bairros da região e ainda fizeram uma visita noturna ao túnel Rebouças.
“A realização do estágio acompanhando o dia a dia da subprefeitura é uma excelente oportunidade para despertar nos jovens a importância do trabalho na vida pública como ferramenta para impactar positivamente a vida das pessoas. A presença da nova geração no cotidiano político faz diferença nas transformações necessárias”, ressaltou o subprefeito da Zona Sul.
Para a coordenadora do Núcleo de Estágio e Desenvolvimento de Carreiras da FGV, Beralda Lima, o programa de estágio em órgãos da Prefeitura é de grande importância na formação dos futuros economistas, pois é um incentivo a olhar a administração pública como uma área relevante de atuação.
“É importante que jovens estudantes se interessem pelas carreiras em órgãos públicos e busquem transformar positivamente a sociedade e a nossa cidade do Rio de Janeiro”, disse a coordenadora.
Aluno 3º período, Alex Temporal, destacou que o estágio aproxima os estudantes da realidade da gestão pública carioca.
“A motivação por trás da concepção deste projeto nasceu da minha admiração pelo trabalho transparente e de qualidade da Subprefeitura da Zona Sul e da SMDEIS. Os estudantes, com essa experiência, puderam compreender a dimensão do trabalho realizado e aprimorar suas habilidades e conhecimentos”, explicou o aluno.
Participaram do estágio: Bruno Jansen (21 anos), Mariana Santos (19), Marina Vianello (19), Rafael Coelho (20), Gabriel Gonçalves (19), Alex Temporal (19) e Gustavo Darmont (23).