Assistência social é melhor avaliada na Zona Norte, diz Instituto Rio21

Dado consta na 5ª edição da pesquisa de Avaliação do Governo Municipal do Rio de Janeiro, realizada pelo Instituto Rio21 em parceria com o DIÁRIO DO RIO

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Ação integrada de mapeamento e acolhimento percorre bairros e estações de BRT em 2021 (Foto: Nathalia Dantas/Divulgação)

Dando prosseguimento à análise detalhada das principais áreas de atuação da gestão municipal, apresentamos as informações sobre a gestão da Assistência Social. Os dados são fruto da 5ª edição da pesquisa de Avaliação do Governo Municipal do Rio de Janeiro, realizada pelo Instituto Rio21 em parceria com o DIÁRIO DO RIO.

Entre agosto de 2021 e março de 2022, as avaliações positivas da gestão da Assistência Social sofreram queda, enquanto as avaliações negativas, que já eram quase 40%, cresceram até, aproximadamente, 60%. A partir de julho deste ano, as avaliações positivas vêm recuperando o fôlego, apesar de ainda estarem em um patamar relativamente baixo na última edição da pesquisa.

Sem titulo 27 Assistência social é melhor avaliada na Zona Norte, diz Instituto Rio21

Em julho de 2022, os moradores da Zona Sul foram os que melhor avaliaram essa área (26,1%). Hoje são os cariocas da Zona Norte que fazem uma avaliação mais positiva (23,6%) dessa gestão municipal.

Houve uma melhora na avaliação na Zona Oeste (+4,2%) e na Zona Norte (+2,1%), com queda no Centro (-3,2%) e na Zona Sul (-8,4%). Ainda com aumento em algumas regiões, é importante salientar que os percentuais de avaliação positiva são baixos, não ultrapassando os 23,6%, em novembro de 2022.

Advertisement
Sem titulo 28 Assistência social é melhor avaliada na Zona Norte, diz Instituto Rio21

De forma geral, a Assistência Social visa a proteção social dos cidadãos, apoiando os cariocas com serviços, programas e projetos sociais que tenham como objetivo auxiliar no enfrentamento das dificuldades. A pobreza e a desigualdade, por exemplo, são problemas que preocuparam bastante os cariocas esse ano, e podem ser amenizados com programas de assistência social eficazes:

Sem titulo 29 Assistência social é melhor avaliada na Zona Norte, diz Instituto Rio21

O levantamento dos dados mostrou que a Assistência Social é mal avaliada pelos cariocas, e mais da metade da população se preocupa bastante com temas relacionados diretamente à essa área – como a pobreza e a desigualdade. É importante que a Prefeitura esteja atenta a essas questões e desenvolva programas voltados para auxiliar a população carioca, ampliando o acesso à Assistência Social.

Nas próximas matérias, continuaremos detalhando as avaliações de cada área de atuação da Prefeitura.

Outras matérias sobre a pesquisa são:
https://diariodorio.com/avaliacoes-positivas-da-gestao-municipal-avancam-mas-cariocas-demonstram-insatisfacao-diz-instituto-rio21/

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Assistência social é melhor avaliada na Zona Norte, diz Instituto Rio21
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui