Balaústres da Murada da Glória viram alvo de vandalismo

A menos de 2 meses da reforma, o conjunto de balaústres tombados como patrimônio histórico foi depredado no bairro da Glória

Reprodução/Redes Sociais

Os centenário balaústres da Murada da Glória, localizada na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, entre a Avenida Augusto Severo e a Rua da Glória, foram alvo de depredação, na manhã de segunda-feira (23/02). O local, que é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural, havia passado por reformas a cerca de 2 meses.

O vice-presidente da associação de moradores do bairro, Marconi Andrade, e o subprefeito da Zona Sul, Flávio Valle, compartilharam nas redes sociais algumas imagens do ato de vandalismo.

Marconi Andrade atribui o problema à grande quantidade de mendigos que se concentra na região. Ele conta que à noite, eles fazem o local de depósito, acendem fogueiras e realizam necessidades fisiológicas. “É uma pena porque a prefeitura acabou de gastar um dinheiro forte para recuperar a balaustrada, mas infelizmente aquilo ali é terra de ninguém”, disse.

Em uma postagem no Instagram, Flávio Valle expressou descontentamento com o ato de vandalismo praticado contra o patrimônio histórico recém reformado. “Ou aprendemos a cuidar do nosso patrimônio ou não há dinheiro público (dos pagadores de impostos) que suporte”, comentou.

Além dos balaústres, três postes de iluminação foram vandalizados no mesmo local, o que totaliza 19 postes vandalizados na região, segundo a Companhia Municipal de Iluminação Pública, a Rioluz. Os pontos onde há maior incidência de roubos de cabos são na Rua da Glória, na Praça Nossa Senhora da Glória, na Praça Deodoro, na Rua Antônio Mendes Campos e na Ladeira da Glória.

“Dias de Glória”

No ano de 2022, a Glória foi escolhida como ponto de partida do programa “Dias de Glória” da Secretaria Municipal de Turismo, com o propósito de implantar melhorias, por meio de obras de conservação, limpeza e nova iluminação. A escolha se deu pelo fato de que o bairro possui uma localização privilegiada e dispõe de um enorme patrimônio cultural.

Retrofit do Hotel Glória

A fim de resgatar o glamour e o potencial do bairro, que no passado era considerado um dos principais endereços da cidade, diversas ações de revitalização, sejam elas públicas e privadas, já estão em andamento, como por exemplo, o retrofit do Hotel Glória, que irá se transformar em um empreendimento residencial de alto padrão.

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui