Balaústres da Murada da Glória viram alvo de vandalismo

A menos de 2 meses da reforma, o conjunto de balaústres tombados como patrimônio histórico foi depredado no bairro da Glória

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Reprodução/Redes Sociais

Os centenário balaústres da Murada da Glória, localizada na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, entre a Avenida Augusto Severo e a Rua da Glória, foram alvo de depredação, na manhã de segunda-feira (23/02). O local, que é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural, havia passado por reformas a cerca de 2 meses.

O vice-presidente da associação de moradores do bairro, Marconi Andrade, e o subprefeito da Zona Sul, Flávio Valle, compartilharam nas redes sociais algumas imagens do ato de vandalismo.

Marconi Andrade atribui o problema à grande quantidade de mendigos que se concentra na região. Ele conta que à noite, eles fazem o local de depósito, acendem fogueiras e realizam necessidades fisiológicas. “É uma pena porque a prefeitura acabou de gastar um dinheiro forte para recuperar a balaustrada, mas infelizmente aquilo ali é terra de ninguém”, disse.

Em uma postagem no Instagram, Flávio Valle expressou descontentamento com o ato de vandalismo praticado contra o patrimônio histórico recém reformado. “Ou aprendemos a cuidar do nosso patrimônio ou não há dinheiro público (dos pagadores de impostos) que suporte”, comentou.

Advertisement

Além dos balaústres, três postes de iluminação foram vandalizados no mesmo local, o que totaliza 19 postes vandalizados na região, segundo a Companhia Municipal de Iluminação Pública, a Rioluz. Os pontos onde há maior incidência de roubos de cabos são na Rua da Glória, na Praça Nossa Senhora da Glória, na Praça Deodoro, na Rua Antônio Mendes Campos e na Ladeira da Glória.

“Dias de Glória”

No ano de 2022, a Glória foi escolhida como ponto de partida do programa “Dias de Glória” da Secretaria Municipal de Turismo, com o propósito de implantar melhorias, por meio de obras de conservação, limpeza e nova iluminação. A escolha se deu pelo fato de que o bairro possui uma localização privilegiada e dispõe de um enorme patrimônio cultural.

Retrofit do Hotel Glória

A fim de resgatar o glamour e o potencial do bairro, que no passado era considerado um dos principais endereços da cidade, diversas ações de revitalização, sejam elas públicas e privadas, já estão em andamento, como por exemplo, o retrofit do Hotel Glória, que irá se transformar em um empreendimento residencial de alto padrão.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Balaústres da Murada da Glória viram alvo de vandalismo
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui