A praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro, é mundialmente famosa pelo Réveillon grandioso. Mas, quando os fogos iluminam o céu à meia-noite, o primeiro dia de janeiro traz mais que um novo ano. Com ele, começa também o aquecimento para o Carnaval. O Cortejo da Virada, bloco de rua que marca a abertura da temporada carnavalesca, não espera fevereiro para iniciar a festa. É só correr para o bloco e começar o ano no ritmo do samba.
Famoso por arrastar multidões com muita energia e descontração, o bloco tem início logo após a queima de fogos. A concentração acontece às 0h30 no Cervantes, na esquina da Rua Prado Júnior com Barata Ribeiro, e o cortejo segue até o Arpoador, onde os foliões celebram o primeiro amanhecer do ano.
Para os participantes, é uma maneira única de dar boas-vindas ao novo ciclo. A tradição de vestir branco e cantar canções pelas ruas até o nascer do sol é uma cena que encanta cariocas e turistas.
Nas redes sociais, o bloco já está mobilizando muita gente. Enquanto alguns confirmam presença, outros demonstram surpresa com a novidade. “Não sabia disso. O Réveillon na praia eu dispenso, mas esse bloquinho aí, me pegou”, comentou um internauta. Outra pessoa aproveitou para compartilhar a origem do bloco.
“Essa tradição começou em 2013/2014 com um pequeno grupo da oficina da Orquestra Voadora, que passou o Réveillon em Copa. Estávamos no Posto 4, e, quando acabaram os fogos, tínhamos alguns instrumentos. Começamos a andar pela Atlântica tocando. Quando olhei para trás, já havia um bando de gente seguindo! Depois, um pessoal da Niemeyer também foi para o Arpoador, e todos viram o sol nascer. Desde então, sempre teve alguém querendo fazer esse percurso, e hoje está deste tamanho! Parei de tocar, mas vou tentar colar esse ano!”, comentou.
No Rio de Janeiro, comemorar a chegada do ano é para todos os gostos. Seja em casa com a família, na praia ou aproveitando a música e a folia, o que não falta é alegria – e, claro, Carnaval na Cidade Maravilhosa.