Modal importante na ligação entre a Praça Luís de Camões e o Outeiro, o Plano Inclinado da Glória vai contar com horários especiais de funcionamento durante o feriado de Páscoa, entre os dias 18 e 20 de abril, como repercutiu o @informegloriano.
O funicular, que parece um simpático bondinho, é usado por moradores, visitantes e fiéis que sobem o morro para frequentar a Igreja Nossa Senhora da Glória do Outeiro, especialmente em datas religiosas.
Para atender à demanda de devotados que visitarão a Igreja preferida da Família Real Portuguesa, o modal, localizado na Rua do Russel, 312, funcionará em horários estendidos durante o feriado santo, conforme adiantou a Rio Luz.
Na Sexta-Feira Santa (18), as atividades terão início às 7h e término às 19h. No Sábado de Aleluia (19), o bondinho funcionará, das 7h às 14h; e no Domingo de Páscoa (20), os trabalhos iniciam às 7h e terminam às 13h.
A medida anunciada é de grande importância para o calendário religioso do Rio de Janeiro, que passa por uma retomada das tradições católicas, a exemplo do Rio ocorre no Centro Histórico da cidade, com a extensa e bela programação da Semana Santa 2025, na Igreja da Lapa dos Mercadores, na Rua do Ouvidor, 35.
Um pouco de História:
O Plano Inclinado do Outeiro da Glória foi inaugurado em 3 de fevereiro de 1944. Em 21 de junho de 1966, após o rompimento de um dos cabos, o veículo caiu de uma altura de 30 metros. Cinco estudantes do Colégio Pedro II ficaram feridos.
Desde então o modal ficou paralisado. A sua reinauguração estava prevista para 1968, mas não aconteceu por falta de verbas para fazer os reparos necessários.
O bondinho só teve as suas atividades retomadas em 23 de dezembro de 1969. Em 2003, o equipamento histórico passou por um amplo processo de revitalização.
Em 2023, o DIÁRIO DO RIO repercutiu as dificuldades enfrentadas pelo equipamento, que estava em péssimo estado de conservação, com a sua pintura desgastada, iluminação comprometida por conta do furto de cabos de energia elétrica. Problemas, posteriormente, sanados pela Prefeitura.
Que bondinho o que! Eu subo na escadaria.