Gamboa, bairro dono de um passado de glórias, passou por um tempo de menos brilho. Contudo, recentemente, com as mudanças na Região Portuária, voltou a viver merecidos dias de destaque.
Durante o final do século XVIII e boa parte do século XIX, a região onde hoje fica o bairro da Gamboa era um dos locais preferidos da aristocracia carioca.
[iframe width=”100%” height=”90″ src=”https://diariodorio.com/wp-content/uploads/2015/05/superbanner_66anos.swf-3.html”]
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis sempre contribuiu para a valorização da cultura carioca
“A proximidade do mar, do porto, as belezas naturais. Além da tranquilidade do local atraiam pessoas com bastante poder aquisitivo para a região da Gamboa”, pontua o historiador Maurício Santos.
Não à toa que na região onde hoje fica o bairro da Gamboa foi erguido Cemitério dos Ingleses, uma das mais antigas necrópoles do Brasil.
A partir do final do século XIX, a Gamboa foi perdendo seu status. Neste período, a aristocracia passou a ocupar os bairros do Catete, Glória, Flamengo, Botafogo e Laranjeiras, fugindo da proximidade com o porto – que antes era um atrativo.
“Com o fim da Guerra dos Canudos, em 1897, a Gamboa, através de um incentivo do Estado, recebeu um grande número de soldados que lutaram nesta batalha. Esses homens, com suas famílias, passaram a ocupar a área, principalmente o Morro da Providência”, conta Maurício Santos.
Já em 1981, a região foi oficializada como bairro. O bairro da Gamboa. Por um tempo, a região cresceu de forma desordenada e sem muitos recursos públicos ou privados.
Todavia, mais recentemente, o bairro ganhou muitos atrativos, sobretudo, ligados às reformas em toda a Região Portuária. Cidade do Samba, Vila Olímpica e AquaRio ficam na Gamboa.
A cidade, hoje em dia, é bem diferente do que era nos séculos XVIII e XIX, mas a Gamboa segue com sua importância no Rio de Janeiro.
[…] Todavia, mais recentemente, o bairro ganhou muitos atrativos, sobretudo, ligados às reformas em toda a Região Portuária. Cidade do Samba, Vila Olímpica e AquaRio ficam na Gamboa.Fonte: DiariodoRio […]