Moradores de um condomínio da Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade, tiveram uma inusitada surpresa, na manhã desta sexta-feira (21). O autor do susto foi um belo cachorro do mato, que invadiu a unidade habitacional.
Surpreso, um funcionário acionou guardas municipais do Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) para resgatarem o animal, que parecia assustado pela mudança de habitat e movimentação de pessoas.
De acordo com os agentes do GDA, o bichinho, apesar de amedrontado, não apresentava ferimentos e aparentava estar em boas condições de saúde. O cachorro foi resgatado e transferido para a escola de veterinária da Universidade Estácio de Sá, em Vargem Pequena, também na Zona Oeste.
No local, o cachorro do mato passará por exames completos para saber se precisa de algum tratamento médico. O animal deverá ficar ainda em observação por algum tempo até que a equipe da universidade decida o seu destino, que será o melhor possível para a sua espécie.
A Guarda Municipal orienta a população a acionar o telefone 1746, da Prefeitura do Rio, para a realização do resgate de animais silvestres em risco ou encontrados em áreas urbanas. O serviço funciona diuturnamente.