A busca por apartamentos compactos está se consolidado como uma tendência no mercado carioca. Ao que parece, muitos moradores da Cidade Maravilhosa estão cada vez mais alinhados à praticidade e à boa localização. É o que revela o último levantamento realizado pela Loft, que analisou ainda o desempenho de outras mercados, incluindo São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis.
Ao analisar os dados consolidados dos últimos 12 meses, com fechamento em agosto deste ano, a plataforma identificou, em seu sistema de buscas, que os apartamentos com apenas um dormitório dominaram a preferência dos residentes na cidade do Rio de Janeiro, com 39,03% da mostra analisada.
No extremo oposto estão as buscas por unidades residenciais com quatro dormitórios, que contabilizaram 2,84% dos usuários. Na vice-liderança das buscas na categoria dormitórios vêm as habitações com dois quartos, com 32,58%; e de três quartos, com 25,55% dos usuários da corretora on-line.
Ao analisar os números consolidados da pesquisa, o gerente de dados da plataforma, Fábio Takahashi, concluiu que diante dos elevados preços praticados na Zona Sul da capital fluminense, os clientes estariam dando preferência à localização:
“Algumas áreas do Rio de Janeiro, especialmente na zona sul, estão entre os maiores preços de metro quadrado do país. Por isso, muitas pessoas decidem priorizar a localização em detrimento de um maior espaço no imóvel”, explicou Takahashi.
No que diz respeito à categoria amenidades, a corretora virtual identificou que os usuários do Rio de Janeiro valorizam os serviços de academia de ginástica, com 41,46% das buscas, seguida por churrasqueira, 19,80%; e piscina, que totalizou 16,77% das procuras.
Para a superintendente de venda da Cláudio Castro Imóveis, Lucy Dobbin, no Rio de Janeiro, as pessoas têm uma grande preocupação com a boa forma física e, com os altos custos da cidade, a procura por imóveis menores na capital se intensificou. Atualmente, segundo Lucy, o epicentro dos lançamentos de apartamentos compactos tem sido o Centro do da cidade:
“O Rio de Janeiro é uma cidade em que as pessoas estão sempre preocupadas com a boa forma. É uma cidade onde tem crescido imensamente o número de pessoas que procuram investir em apartamentos para alugar através dos aplicativos de locação imobiliária. Por isso, nós não nos surpreendemos com o resultado dessa pesquisa. A busca de imóveis de um quarto, modernos, em bairros como no Centro da cidade, explodiu,” explicou a profissional da Sérgio Castro Imóveis.
Ainda sobre as amenidades escolhidas pelos moradores do Rio, Fábio Takahashi comentou que cada região tem as suas peculiaridades, que podem aparecer não somente nas cidades, mas também em bairros:
“Dados abrangentes como esses são interessantes por mostrarem como as preferências variam localmente. Essas diferenças já existem dentro de uma mesma cidade e ficam ainda mais visíveis na comparação entre capitais”, complementou o gerente de dados.
.
“Cariocas preferem imóveis de um dormitório, revela levantamento”
(Segundo as construtoras)
Kkkkkkk e rir pra não chorar, piada! ?
Vc é analfabeto? Preferência UM quarto. Vc conhece apto de 18 m com UM quarto???
São narrativas construídas pelas construtoras . Pois, os corretores não moram nesses caixotes. Agora, um ponto é verdadeiro, é excelente pra aluguel, de curta temporada , nunca pra morar. E quem falar que está errado, pode morar em um apartamento de 18 metros e faça um diário pra analisarmos a perturbação mental ao longo dos anos.
Não sei dessa preferência não. As construtoras dizem o que querem pra poder destruir o Rio, retrofitar imóveis mais antigos e até apacados, e os transformarem em cubículos sem garagem.
Será mesmo??? Só acho que com tanta gente comprando pra alugar pra Airbnb o centro vai seguir vazio e sem a movimentação que precisa para retomar à vida que tinha no passado. Por mais que tenhamos eventos, acho difícil tanta gente alugar tantos imóveis que estarão disponíveis ao mesmo tempo. Se acontecer, será apenas aos finais de semana e no fim não será tão lucrativo assim… Tô vendo muita propaganda…. Daqui a um tempo estarão revendendo por menos do que pagaram pra se livrar das despesas… Tem condomínio já nascendo como Apart Hotel. No Centro… jura?! O preços dos condomínios vão explodir em pouco tempo…. Acho que estão exagerando! Veremos!
“Preferem” é uma palavra forte. Eu diria que é o dá pra comprar.
Ninguém quer morar numa lata de sardinha, mas com esses preços é o que resta.
Não sei dessa preferência não. As construtoras dizem o que querem pra poder destruir o Rio, retrofitar imóveis mais antigos e até apacados, e os transformarem em cubículos sem garagem.