Nesta segunda-feira, (29/08), a Liga Independente das Escolas de Samba (LIESA) divulgou o calendário das finais dos sambas-enredos das escolas do Grupo Especial de 2023. Ou seja, durante todo mês de outubro, sobretudo aos fins de semana, as escolas de samba do Rio de Janeiro vão abrir as portas de suas quadras para escolher os sambas-enredo do Carnaval 2023.
Ao contrário de anos anteriores, o calendário inclui datas específicas para os eventos promovidos pelas 12 escolas. Por isso, não haverá sobreposição entre as escolas e os aficionados por escolas de samba poderão participar de todas as seleções. E poderão se programar com antecedência para a maratona das finais de samba-enredo.
Calendário da final dos sambas-enredo do Grupo Especial
07/10 (sexta-feira) – Paraíso do Tuiuti
08/10 (sábado) – Estação Primeira de Mangueira
09/10 (domingo) – Unidos de Vila Isabel
11/10 (terça-feira) – Acadêmicos do Salgueiro
14/10 (sexta-feira) – Portela
15/10 (sábado) – Império Serrano
16/10 (domingo) – Unidos do Viradouro
17/10 (segunda-feira) – Imperatriz Leopoldinense
20/10 (quinta-feira) – Beija-Flor de Nilópolis
21/10 (sexta-feira) – Acadêmicos do Grande Rio
22/10 (sábado) – Unidos da Tijuca
23/10 (domingo) – Mocidade Independente de Padre Miguel
Ensaios técnicos
Os ensaios técnicos na Sapucaí serão realizados em seis domingos, de 08 de janeiro a 12 de fevereiro, com duas Agremiações em cada noite. O teste som e de iluminação da Passarela também será feito com duas Escolas, a Grande Rio, campeã de 2022, e a vice, Beija-Flor de Nilópolis. O calendário ainda está sendo montado para ser submetido à apreciação do plenário.
“Mas, já estamos tomando diversas providências como, por exemplo, manter as parcerias com o MetrôRio e a Supervia, para que as composições circulem até meia-noite, nos domingos de ensaios na Passarela”, adiantou o presidente da Liesa, Jorge Perlingeiro.